Estrabismo divergente: o que é e como tratar

Entenda o que é o estrabismo divergente e conheça os tratamentos que podem ser recomendado pelos especialistas.

Estrabismo divergente: o que é e como tratar

O estrabismo é uma doença ocular em que um ou dois olhos possuem um desvio. Enquanto pacientes saudáveis movem seus olhos para a mesma direção, os pacientes estrábicos não conseguem focalizar em uma única direção.

Existem diferentes tipos de estrabismo, variando de acordo com a direção do desvio, com a frequência com que o desvio ocorre, e se atingem apenas um olho ou os dois. Confira agora o que é o estrabismo divergente e como é possível tratar este tipo do distúrbio.

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

O que é estrabismo divergente?

No estrabismo divergente, também chamado de exotropia, o desvio do olho é horizontal, direcionado para as extremidades do rosto, em direção às orelhas. Assim como os demais tipos de estrabismo, ele pode ser desenvolvido em qualquer idade.

O estrabismo divergente mais comum é o intermitente, que é quando o desvio ocorre apenas sob algumas circunstâncias, como em uma fotografia, por exemplo. Assim, os olhos se desviam em momentos diferentes, e não de forma constante.

Principalmente em crianças, este tipo de estrabismo é notado quando os pequenos ficam cansados, com sono, doentes, distraídos, em situações que tenham mais dificuldades para controlar o desvio.

Com a demora na percepção de que há falha, os desvios podem acontecer com mais frequência e se tornarem mais visíveis, ou ainda, se tornarem constantes.

Por essa razão, é importante ter consultas regulares com um oftalmologista, para que o problema seja diagnosticado o mais cedo possível e tratado, evitando, inclusive, que ocorra ambliopia (diminuição da visão ou “olho preguiçoso”).

Como tratar esse tipo de estrabismo?

Uma das primeiras formas de se tratar o estrabismo divergente é por meio do uso de óculos e tapa-olhos. O primeiro corrige o grau do paciente, que é uma das causas do estrabismo (alto grau de hipermetropia).

Já o tapa-olhos auxilia na estimulação da visão do olho que enxerga menos, tapando, assim, o olho que enxerga melhor.

No entanto, há casos em que será recomendada a cirurgia de estrabismo. Nela, os músculos que controlam os movimentos dos olhos são alterados, sendo fortalecidos ou enfraquecidos, conforme a necessidade.

Assim, caso o músculo esteja contraído, “puxando” o olho para dentro, ele será enfraquecido e terá sua posição de fixação no olho alterada para mais para trás, deixando o olho mais relaxado. Já se o músculo estiver muito relaxado, ele será fortalecido – um pequeno pedaço seu será cortado, deixando-o menor e mais forte.

Como diagnosticar o estrabismo divergente?

O diagnóstico do estrabismo divergente só é possível por meio de uma consulta com oftalmologista. Por isso, ao menor sinal, deve-se agendar uma consulta, de preferência com um especialista na área, para fazer a identificação.

Esse tipo de estrabismo, quando intermitente, pode levar mais tempo para ser percebido, já que não é constante. Apesar disso, é fundamental que a condição seja tratada o quanto antes.

Para consultar um especialista em estrabismo, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de estrabismo a valores mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38