Cirurgia de estrabismo: quanto custa?

Cirurgia de estrabismo: quanto custa?

Para saber quanto custa a cirurgia de estrabismo, é interessante entender todos os fatores que influenciam o valor final. Saiba mais!
Cirurgia de estrabismo: quanto custa?

Em quadros mais graves, a cirurgia de estrabismo é necessária. Nesse caso, pacientes que não têm plano de saúde ou que não podem esperar na fila do SUS podem recorrer a clínicas particulares.

Para isso, é importante saber quanto custa a cirurgia, e entender os valores que compõem o preço total. A seguir, veja o que influencia o custo total cobrado para realizar a cirurgia de estrabismo.

Cirurgia de Estrabismo a preço mais acessível

Quanto custa a cirurgia de estrabismo?

Os custos da cirurgia de estrabismo vão envolver a consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade da cirurgia.

É importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Por isso, é recomendado buscar um cirurgião especializado em estrabismo, para que o procedimento seja mais seguro.

Na hora de comparar os preços, procure somar todos os custos, como consulta de avaliação, exames oftalmológicos e a cirurgia em si, que envolve a sala cirúrgica, equipe médica e materiais. Confirme também se o preço informado é para um ou dois olhos.

Como essa cirurgia é feita?

A cirurgia de estrabismo implica na modificação dos músculos que causam o desvio do olho ou dos olhos. Caso o músculo esteja puxando demais o olho, fazendo com que ele não fique alinhado ao outro olho, a cirurgia irá enfraquecê-lo, uma vez que ele está muito contraído.

Da mesma maneira, caso o músculo esteja relaxado demais, a cirurgia irá fortalecê-lo.

Para que o músculo seja enfraquecido, o lugar onde ele está agarrado ao olho será modificado, favorecendo o alinhamento. Já para que ele seja fortalecido, uma parte sua será cortada, o que o deixará menor e mais contraído, mais forte e tenso. Isso também favorecerá o alinhamento.

Qual o risco de não fazer a cirurgia de estrabismo?

Não sendo uma doença assintomática, o estrabismo, se não tratado adequadamente, faz com que o paciente permaneça com os sintomas, que podem envolver visão dupla e dores de cabeça, além da questão estética.

Mais comum em crianças, a doença pode levar à perda total da visão do olho afetado, por conta da ambliopia. Essa perda é causada pelo fato de o cérebro, ao receber duas imagens diferentes, considerar apenas a melhor imagem – a do olho saudável.

A outra imagem, por sua vez, é “ignorada”, o que faz com que a parte cerebral responsável pela visão do olho afetado não se desenvolva corretamente.

Entenda mais sobre os riscos de não realizar o tratamento nesta matéria.

Como conseguir preços mais acessíveis para a cirurgia

Os planos de saúde oferecem cobertura da cirurgia de estrabismo quando há possibilidade de melhora da visão. Entretanto, quando o paciente é adulto, a cirurgia pode ser considerada como um tratamento estético, o que não dá direto à cobertura.

Nesse caso, é fundamental confirmar com seu plano de saúde se a cobertura realmente é válida.

Já para fazer a cirurgia em uma clínica particular e a um preço mais acessível, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgia de Estrabismo a preço mais acessível

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão