Cirurgia de estrabismo: como funciona?

Cirurgia de estrabismo: como funciona?

A cirurgia de estrabismo é um dos tratamentos possíveis para o desvio ocular. Veja como ela funciona!
Cirurgia de estrabismo: como funciona?

O estrabismo é uma doença ocular comum em crianças, mas que também pode afetar adultos. O distúrbio faz com que os olhos não fiquem paralelos e, assim, foquem em direções diferentes.

Quanto mais cedo for dado o diagnóstico, mais altas são as chances dos tratamentos prescritos terem um resultado adequado.

Entre os possíveis tratamentos, a cirurgia de estrabismo pode ser indicada quando os demais procedimentos não dão o resultado esperado e não corrigem a visão do paciente.

A seguir, entenda como funciona essa cirurgia e saiba quais são as suas implicações.

Cirurgia de Estrabismo a preço mais acessível

Como funciona a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo é considerada um procedimento de baixo risco e consiste na mudança de posição dos músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos, que ficam ao redor do globo ocular.

músculos do olho

O primeiro passo é a aplicação da anestesia. Em geral, adultos recebem a anestesia local e podem também ser sedados, não sentindo dores e dispensando o uso de aparelhos para respirar durante o processo cirúrgico.

Em crianças, é comum que haja aplicação de anestesia geral, devido ao fato de serem mais sensíveis a procedimentos médicos.

Quando há somente a anestesia local, o próprio paciente pode colaborar com a cirurgia, se movendo conforme as orientações do cirurgião. Já as crianças têm mais dificuldades em colaborar com o processo, por isso a anestesia geral é a mais aplicada.

Com o paciente anestesiado, o seu olho é aberto e deve permanecer assim para que o médico realize a cirurgia. Para isso, é utilizado um aparelho chamado blefarostato, que mantém os olhos abertos.

Assim, o cirurgião faz cortes na conjuntiva (membrana transparente que cobre a parte branca do olho) e busca os músculos que sofrerão as alterações.

A alteração no músculo depende do tipo do estrabismo do paciente. Caso o músculo esteja muito contraído e puxando o olho, a cirurgia irá enfraquecê-lo, mudando o lugar onde ele “se agarra” ao olho.

Porém, se o músculo está muito relaxado, é preciso fortalecê-lo. Para isso, um pequeno pedaço dele é cortado, deixando-o mais curto, forte e tenso.

Com o auxílio de pontos, o músculo é colocado no lugar correto e o corte feito na conjuntiva é fechado. Os pontos são feitos de material especial absorvível e, assim, não é preciso retirá-los, uma vez que caem espontaneamente em cerca de 20 dias.

O tempo de duração da cirurgia pode variar conforme o paciente e o tipo de estrabismo que ele tem. Em geral, a operação pode levar de 20 a 90 minutos para ser realizada.

Da mesma forma, os custos do procedimento também podem variar. Saiba mais nesta matéria.

Quem pode fazer essa cirurgia?

Na maioria das vezes, a cirurgia de estrabismo é indicada para crianças maiores de sete anos. Pacientes menores ainda estão em processo de desenvolvimento e podem estimular a visão com o uso de óculos e tampão ocular.

Veja outros tratamentos para o desvio ocular nesta matéria.

Onde fazer a cirurgia de estrabismo?

Para consultar um especialista em estrabismo e ter a indicação da cirurgia, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgia de Estrabismo a preço mais acessível

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão