Calázio tem cura? Confira os tratamentos

Saiba como são feitos os tratamentos que levam à cura do calázio!

Calázio tem cura

Uma das lesões oculares existentes é o calázio, que consiste no entupimento da glândula de Meibômio, localizada nas pálpebras, devido a uma inflamação. O entupimento faz com que a secreção da glândula não consiga ser expelida naturalmente e endureça, formando um pequeno caroço sobre a pálpebra superior ou inferior.

Diferente do terçol, que, inclusive, é muito confundido com o calázio, esta lesão não é ocasionada por uma bactéria. Sua causa está associada a problemas dermatológicos, como acne rosácea e dermatite seborreica, ocasionada pelo excesso de oleosidade na face.

Por se tratar de uma inflamação em uma glândula sebácea, o problema tem fácil solução. Veja como!

cirurgia de calázio a valores mais acessíveis

Calázio tem cura?

Sim, calázio tem cura. Normalmente, o caroço formado tende a secar espontaneamente entre duas e oito semanas. Porém, para acelerar o processo, o paciente pode realizar alguns tratamentos com medicamentos prescritos pelo oftalmologista, ou ainda, tratar com soluções caseiras e simples, desde que recomendadas por um oftalmologista.

Quais são os tratamentos?

Para tratar o calázio, o médico oftalmologista pode receitar ao seu paciente pomadas, colírios anti-inflamatórios e remédios que devem ser tomados via oral.

O profissional também pode indicar um tratamento caseiro e simples, que é a aplicação de compressas com água morna sobre as pálpebras afetadas.

A aplicação deve ser feita até seis vezes ao dia, durante 10 minutos, aproximadamente, até que o caroço seque. Essa ação colabora para a drenagem do calázio porque a umidade e o calor ajudam a amolecer a secreção que está endurecida.

O indivíduo ainda pode massagear levemente as pálpebras, sempre com as mãos limpas, acelerando ainda mais o processo de drenagem.

Também é possível remover o calázio por meio de uma cirurgia. Em determinadas situações, ela pode ser necessária, como quando o calázio não corresponde ao tratamento ou quando o paciente opta por esse tipo de remoção por conta do desconforto estético. Afinal, o pequeno caroço pode ter aparência avermelhada e, às vezes, não ser tão pequeno assim, chamando a atenção das pessoas ao redor.

Como é a cirurgia de calázio?

A cirurgia de calázio é prática, com duração de 20 a 30 minutos. Consiste na aplicação de anestesia local, uma leve sedação e na remoção do nódulo pela pálpebra interna, o que evita que fique uma cicatriz aparente.

Da mesma forma, a recuperação é tranquila, pedindo repouso absoluto do paciente operado nos primeiros dois dias, e repouso relativo nos demais dias.

Há, ainda, a recomendação de não fazer exercícios intensos, como esportes e atividades com água. Todo o período de recuperação pode durar até 15 dias.

Como prevenir o calázio?

Como o calázio tem causa relacionada à oleosidade do rosto, o ideal é lavar a face diariamente, principalmente na região dos olhos, e sempre manter as mãos limpas, evitando colocá-las em contato com os olhos.

Manter a aplicação de compressas mornas também ajuda a prevenir a recorrência do calázio, pois sua umidade e calor ajudam a manter as glândulas desobstruídas para, assim, a secreção sair naturalmente, como deve acontecer.

Saiba mais sobre a prevenção do calázio nesta matéria.

Onde fazer a cirurgia de calázio?

Escolher uma boa clínica para fazer a cirurgia de calázio é fundamental para reduzir os riscos do procedimento cirúrgico e ter mais segurança ao realizá-lo. E, para operar em clínicas de referência e preços mais acessíveis, conte com a Central da Visão!

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de excelência, a preços mais acessíveis e a condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em mais de 30 cidades brasileiras. Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de calázio a valores mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38