Cirurgia de calázio ou caroço no olho: como funciona?

Cirurgia de calázio ou caroço no olho: como funciona?

Em alguns casos, a cirurgia de calázio é necessária. Saiba mais sobre o procedimento cirúrgico para retirada do pequeno caroço e saiba como é a recuperação.
Cirurgia de calázio ou caroço no olho: como funciona?

O calázio é uma doença oftalmológica que consiste na formação de um nódulo na pálpebra do paciente, semelhante a um caroço.

Essa lesão pode existir tanto na pálpebra superior quanto na inferior, e é resultado do entupimento de uma glândula palpebral chamada Meibômio.

A secreção da glândula, impedida de sair, endurece e forma uma pequena elevação. Dessa forma, o nódulo cresce sobre a pálpebra do paciente, causando desconforto estético, coceira, vermelhidão e sensibilidade, principalmente à luz.

Entre os tratamentos possíveis da doença, a cirurgia de calázio é eficaz, pois remove por completo o nódulo formado, fazendo com que o olho do indivíduo volte ao normal.

Saiba mais como é feito o processo cirúrgico para a remoção do calázio.

Cirurgia de Calázio a preço mais acessível

Como funciona a cirurgia de calázio?

Normalmente, a cirurgia de calázio, também chamada de exérese de calázio, é utilizada em último caso.

Na maioria das vezes, a doença é resolvida em até dois meses por meio de tratamentos médicos suficientes para que a secreção seja diluída e o caroço desapareça.

Apesar disso, pode acontecer do nódulo crescer demais e não apresentar uma boa reação aos tratamentos, sendo necessária sua remoção através da cirurgia.

O processo cirúrgico começa com a aplicação de anestesia local e sedação, que faz com que o paciente relaxe e adormeça levemente para não sentir o que será feito.

Assim, os médicos cirurgiões retiram o caroço por meio de uma incisão, que é feita por dentro da pálpebra e não deixa cicatriz aparente.

Para finalizar, é colocado um curativo em forma de tampão.

Em geral, a cirurgia de calázio é rápida, com duração entre 20 e 30 minutos. Além disso, não é necessário que o paciente fique internado.

Após o processo, ele deve permanecer em observação por uma ou duas horas na clínica ou hospital, mas logo é liberado para voltar para casa.

Como é a recuperação?

A recuperação da cirurgia de calázio envolve a aplicação de pomadas oftalmológicas e colírios, podendo incluir compressas de água fria sobre a região e analgésicos prescritos para aliviar a dor.

Nos dois primeiros dias, é comum que o olho operado fique inchado, com hematomas, secreção e com a vista um pouco embaçada.

Porém, com o passar do tempo, o olho volta ao normal. Neste período, é recomendado que o paciente permaneça em repouso.

O repouso deve continuar durante a primeira semana, embora o indivíduo já possa fazer atividades leves, como trabalhar e estudar, desde que liberado pelo seu médico.

Atividades muito intensas, como exercícios físicos e que envolvam água, devem ser evitadas, além do uso de lentes de contato e maquiagem.

Durante o banho, também é preciso tomar cuidado para que a água, shampoo ou sabonete não entre em contato com o olho operado.

Ao todo, o processo de recuperação é de 15 dias, aproximadamente.

Onde fazer a cirurgia de calázio?

Para consultar um especialista em calázio e ter a indicação da cirurgia, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgia de Calázio a preço mais acessível

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão