Cirurgia de calázio: recuperação e pós-operatório

Cirurgia de calázio: recuperação e pós-operatório

Saiba como é e quanto tempo leva o período de recuperação e pós-operatório da cirurgia de calázio.
Cirurgia de calázio: recuperação e pós-operatório

A cirurgia de calázio é um dos tratamentos que pode ser indicado para o surgimento da bolinha no olho. Depois do procedimento, é necessário se atentar aos cuidados pós-operatórios para que haja uma boa recuperação.

Normalmente, o período de recuperação é tranquilo. No entanto, para isso, é fundamental que o paciente siga corretamente todas as orientações médicas.

Nesta matéria, saiba mais sobre a recuperação e o pós-operatório da cirurgia de pterígio.

Atenção: se você realizou a cirurgia de calázio e está com dúvidas ou está sentido qualquer tipo de desconforto, entre imediatamente em contato com o médico que fez sua cirurgia. Este texto é apenas um informativo para quem ainda não operou e não substitui as orientações do seu médico oftalmologista.

Cirurgia de Calázio a preço mais acessível

Como é a recuperação e o pós-operatório da cirurgia de calázio?

Ao fim da cirurgia de calázio, o operado deve permanecer em observação na clínica ou hospital por, no mínimo, duas horas. Após esse período, se não houver nenhuma complicação, ele pode voltar para casa, devendo continuar com o repouso absoluto por dois dias.

Caso haja dor após a cirurgia, o oftalmologista pode receitar analgésicos, colírios, pomadas oftalmológicas e a aplicação de compressas frias sobre a região operada.

Na primeira semana, o paciente pode fazer algumas atividades leves, como trabalhar e estudar, porém, mantendo um repouso relativo – sempre seguindo a orientação do seu médico. Tarefas mais intensas, como a prática de esportes e atividades com água, devem ser evitadas.

Além disso, todo cuidado com os olhos é pouco. Portanto, não se deve utilizar lentes de contato ou maquiagem na região operada. Durante o banho, é essencial que haja atenção para que não caia água, xampu ou sabonete nos olhos, as mãos devem estar sempre limpas e o contato delas com os olhos deve ser evitado ao máximo.

Ao todo, o período de recuperação completa pode durar até quinze dias.

O que é o calázio?

A lesão ocular chamada calázio é derivada de uma inflamação em uma das glândulas sebáceas localizada na pálpebra. Com a inflamação, essa glândula, chamada Glândula de Meibômio ou meibomiana, fica entupida, o que faz com que a secreção que deve sair naturalmente fique presa.

A partir deste momento, a gordura fica endurecida e forma um pequeno caroço sobre a pálpebra, podendo aparecer tanto na pálpebra superior como na inferior.

O caroço formado pelo calázio ainda pode aumentar de tamanho e, dependendo da dimensão em que chegar, pode afetar a visão do paciente. O calázio pode alterar a curvatura da córnea, induzindo ao astigmatismo e deixando a visão do indivíduo borrada.

Por isso, é fundamental que, ao menor sintoma, o oftalmologista seja procurado para que seja feito o tratamento adequado o quanto antes.

Um dos tratamentos possíveis para a remoção da lesão é a cirurgia de calázio. Ela pode ser prescrita caso o caroço não seque espontaneamente ou não reaja bem aos tratamentos receitados pelo oftalmologista.

Além disso, o indivíduo pode optar pelo processo cirúrgico por razões estéticas. Geralmente, o calázio faz com que o olho afetado fique inchado e avermelhado, além de apresentar um caroço. Mesmo sendo pequeno, é visível, podendo fazer com que as pessoas ao redor tenham o olhar curioso.

Como é a cirurgia de calázio?

A cirurgia de calázio é bem simples. Consiste na aplicação de anestesia local, sedação para que o paciente adormeça levemente e não sinta todo o processo que será feito, e na incisão do calázio pela parte interna da pálpebra.

Isso faz com que a cicatriz não fique exposta e aparente, não causando outro desconforto estético. Quando finalizada a cirurgia, o paciente recebe um curativo na área afetada, devendo retirá-lo cuidadosamente apenas depois de um período de quatro a seis horas – o período pode variar de acordo com a recomendação médica.

Veja mais detalhes sobre o processo da cirurgia de calázio.

Para consultar um especialista em calázio e ter a indicação da cirurgia, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgia de Calázio a preço mais acessível

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão