Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Ligue grátis de qualquer telefone ou celular:

0800 608 2130 11 9-9734-6584

Tratamento de degeneração macular: como funciona

Entenda quais são os tratamentos que podem ser indicados para quem tem degeneração macular relacionada à idade.

A degeneração macular é uma doença degenerativa que atinge o centro da retina, em um local chamado de mácula. Também conhecida como degeneração macular relacionada à idade, ou DMRI, a doença prejudica a visão central do paciente, sem danos à visão periférica.

A retina é uma membrana fibrosa que fica localizada no fundo do olho, sua parte central, chamada de mácula, é a responsável pela visão de detalhes. Quando a mácula é afetada pela degeneração, o paciente pode deixar de enxergar gradativamente.

Entenda quais são os tratamentos para a degeneração macular.

Os tipos de degeneração macular relacionada à idade – DMRI

A degeneração macular pode se manifestar de duas formas, a seca, ou atrófica, e a úmida, ou exsudativa. Entenda as características de cada uma delas.

Degeneração Macular Atrófica (Seca)

É a forma mais conhecida da doença, manifestando-se em cerca de 90% dos casos de degeneração macular relacionada à idade. A DMRI seca acontece quando há um acúmulo de proteínas e gorduras, chamas de drusas. Essas drusas se colocam na camada celular da mácula e causam a sua degeneração.

A degeneração macular seca evolui lentamente e costuma não ter muitos sintomas, principalmente quando apenas um olho é afetado. O olho saudável pode manter o paciente com boa visão por muito tempo, sem a percepção do problema. No geral, é mais fácil identificar os sintomas da doença quando os dois olhos sofrem de degeneração macular seca. Como os sintomas geralmente só são notados nessa situação, o ideal é que se faça o exame de fundo de olho com o médico oftalmologista todo ano, para prevenção.

Degeneração Macular Exsudativa (Úmida)

É uma forma mais agressiva da doença e corresponde a cerca de 10% dos casos. Ocorre quando vasos sanguíneos anormais e mais fracos se formam no fundo do olho. Esses vasos sanguíneos expelem fluidos e embaçam a visão do indivíduo.

A degeneração macular úmida tem progressão mais rápida e agressiva, o que exige uma intervenção rápida e adequada a fim de evitar a perda da visão do paciente. Além disso, pacientes com a degeneração macular seca que não tiverem tratamento adequado, podem evoluir para uma degeneração macular úmida.

Quais os tratamentos para a degeneração macular relacionada à idade – DMRI

Os tratamentos para a degeneração macular variam de acordo com o tipo manifestado em cada paciente e só podem ser recomendados por um médico oftalmologista após entender o caso da doença. Veja quais são os tratamentos mais comuns para a degeneração macular seca e a úmida.

Tratamento para Degeneração Macular Seca (Atrófica)

Os pacientes que manifestam a degeneração macular seca costumam necessitar da ingestão de complexos multivitamínicos específicos recomendados pelo médico oftalmologista, além de adquirir novos hábitos em relação à sua alimentação, dando preferência para alimentos saudáveis, como frutas e vegetais. Um outro cuidado que o paciente deve ter é em relação à exposição solar, que deverá ocorrer somente com a proteção adequada.

Tratamento para Degeneração Macular Úmida (Exsudativa)

Para os pacientes que manifestam a forma úmida da doença, é recomendável a aplicação de medicamentos chamados de antiangiogênicos, que ajudam a secar os vasos sanguíneos que nascem embaixo da retina e, ao expelir fluidos, prejudicam a visão.

Degeneração macular tem cura?

A degeneração macular não tem cura, apenas tratamento para evitar a sua progressão. Por isso, quanto antes a doença for identificada, melhores serão os resultados dos tratamentos, que podem, inclusive, recuperar parte da visão perdida com a evolução da doença. Por isso é recomendado que visite regularmente o médico oftalmologista.

Onde fazer o tratamento de degeneração macular?

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com oftalmologistas especialistas em degeneração macular. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para o tratamento de degeneração macular. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130

 

Clique e ligue grátis de qualquer celular: Ligue grátis: 0800 608 2130