Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Ligue já e agende sua consulta:

0800 608 2130 11 9-9734-6584

Exame OCT de retina: como funciona

Entenda o que é o exame OCT de retina e descubra em quais casos ele é indicado.

OCT é a sigla para Optical Coherence Tomography, em português, Tomografia de Coerência Óptica. Trata-se de um exame oftalmológico realizado para identificar problemas na estrutura ocular.

O exame OCT pode ser do segmento posterior, quando é realizado um estudo da retina, ou do segmento anterior do olho, quando a análise é sobre a córnea, câmara interior, cristalino e íris. Em resumo, a tomografia de coerência óptica produz imagens em alta resolução de todos os tecidos que compõem o sistema interno ocular.

Saiba como é feito o exame OCT de retina e entenda em quais casos ele é indicado ao paciente.

Tomografia de Coerência Óptica – OCT de Retina: o que é?

O OCT de Retina é um exame oftalmológico rápido e indolor, que não oferece praticamente nenhum risco ao paciente que se submete ao procedimento. Assim como boa parte dos exames oftalmológicos, o paciente provavelmente precisará dilatar a pupila para realizar o OCT de retina.

Para a obtenção dos resultados do OCT, o médico posicionará o paciente em frente ao equipamento que fará a captação das imagens. Isso, em média, leva 10 minutos para os dois olhos do paciente.

Por meio do OCT de retina é possível identificar problemas como buraco, edema ou degeneração macular, glaucoma, entre outras doenças oftalmológicas.

Quais os tipos de OCT – Tomografia de Coerência Óptica

Por meio do OCT, pode-se estudar diversas estruturas oculares, por isso, não só a retina do paciente é submetida ao exame. Além do OCT de Retina, que estuda a estrutura da retina como um todo, também existem o OCT de mácula e o OCT de papila, que é a cabeça do nervo óptico.

Quando o exame OCT de retina é feito em apenas um olho, ele é chamado de OCT Monocular – Tomografia de Coerência Óptica Monocular. Quando o mesmo exame é feito nos dois olhos, ele é chamado de OCT Binocular – Tomografia de Coerência Óptica Binocular.

Os preparos para o exame OCT de Retina

Por se tratar de um exame de baixa complexidade, o OCT de Retina não exige nenhum tipo de preparo por parte do paciente. A única recomendação é que o paciente compareça acompanhado, uma vez que no exame talvez ocorra dilatação da pupila, o que pode impedi-lo de dirigir ou caminhar sozinho por um período médio de 4 a 6 horas.

Onde fazer o exame OCT de Retina

A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil que realizam o exame OCT de retina. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para o OCT de retina. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Ligue grátis: 0800 608 2130