Mapeamento de retina: como é feito o exame

Mapeamento de retina: como é feito o exame

O mapeamento de retina é feito em diversas situações para ver se está tudo bem com os olhos. Saiba mais sobre ele e veja como ele é feito.
Mapeamento de retina: como é feito o exame

O exame de mapeamento de retina é um procedimento rápido e completamente indolor ao paciente. Ele também é chamado de exame de fundo de olho, fundoscopia ou oftalmoscopia

Trata-se de uma das maneiras mais práticas de se identificar problemas oftalmológicos como o descolamento de retina, doenças de mácula e tumores. Além disso, o procedimento também auxilia no diagnóstico e acompanhamento da diabetes, hipertensão arterial, entre outras doenças.

Entenda como é feito o exame de mapeamento de retina e saiba em quais casos ele é indicado.

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

O que é o mapeamento de retina? Para que ele serve?

Indicado para casos que exigem uma avaliação minuciosa do fundo de olho, o mapeamento de retina é um exame muito comum. O procedimento é importantíssimo na identificação de problemas que podem afetar a visão e a vida do paciente.

Nele, o médico faz uso de um instrumento chamado oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento.

Com esses instrumentos, o profissional pode visualizar com riqueza de detalhes todas as estruturas encontradas no fundo de olho, como a retina, a mácula, o nervo óptico e o vítreo.

Por meio do exame de fundo de olho, o oftalmologista consegue identificar diversos problemas oculares. Não só isso, mas também doenças como diabetes e hipertensão arterial.

Algumas das condições oftalmológicas que podem ser descobertas e examinadas por meio do mapeamento de retina são:

  • Glaucoma
  • Má formações
  • Problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos
  • Retinopatia diabética
  • Descolamento de retina
  • Erros refrativos
  • Doenças de mácula
  • Tumores

Momentos antes do exame, o paciente tem sua pupila dilatada, para que o médico veja a sua retina com maior precisão e clareza. Para isso, há a aplicação de um colírio específico, que deve se espalhar por todo o olho.

Em seguida, o médico posicionará a lente de grande aumento entre o olho que será avaliado e o oftalmoscópio.

Dando início ao procedimento, é emitida uma luz que passa pela lente do equipamento e chega até a pupila. Assim, o médico pode enxergar tudo o que há no sistema interno ocular do paciente.

O exame é totalmente seguro e indolor, além de simples e rápido. Ele normalmente é realizado na própria consulta oftalmológica.

Qual é a preparação para o mapeamento de retina

O mapeamento de retina é um exame bastante prático que não exige nenhuma preparação prévia. A única recomendação é de que o paciente esteja acompanhado de um adulto quando for realizar o procedimento.

Como há a dilatação da pupila, o paciente pode ter alterações na visão ou ficar com ela embaçada por até seis horas.

O próprio médico é quem aplica o colírio nos olhos do paciente alguns minutos antes de realizar o exame de fundo de olho. Normalmente, deve-se esperar entre 20 e 30 minutos para que a pupila esteja dilatada o suficiente.

Esse processo de dilatação é fundamental para que a pupila permaneça em um bom tamanho mesmo ao receber a luz do oftalmoscópio.

Como a pupila se contrai quando recebe luz, o estímulo para que ela se mantenha maior é necessário. Caso contrário, o médico terá dificuldades para enxergar tudo o que precisa durante o exame.

Onde fazer a fundoscopia

Para fazer o exame de mapeamento de retina, é necessário comparecer a uma clínica oftalmológica para realizar uma consulta.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão