Cirurgia de estrabismo: como funciona?

A cirurgia de estrabismo é um dos tratamentos possíveis para o desvio ocular. Veja como ela funciona!

Cirurgia de estrabismo: como funciona?

O estrabismo é uma doença ocular comum em crianças, mas que também poder afetar adultos. O distúrbio faz com que os olhos não fiquem paralelos e, assim, foquem em direções diferentes.

Quanto mais cedo for dado o diagnóstico, mais altas são as chances dos tratamentos prescritos terem um resultado adequado.

Entre os possíveis tratamentos, a cirurgia de estrabismo pode ser indicada quando os demais procedimentos não dão o resultado esperado e não corrigem a visão do paciente. A seguir, entenda como funciona essa cirurgia e saiba quais são as suas implicações.

cirurgia de estrabismo a valores mais acessíveis

Como funciona a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo é considerada um procedimento de baixo risco e consiste na mudança da posição dos músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos, que ficam ao redor do globo ocular.

músculos do olho

O primeiro passo é a aplicação da anestesia. Em geral, adultos recebem a anestesia local e podem também ser sedados, não sentindo dores e dispensando o uso de aparelhos para respirar durante o processo cirúrgico.

Em crianças, é comum que haja aplicação de anestesia geral, devido ao fato de serem mais sensíveis a procedimentos médicos.

Quando há somente a anestesia local, o próprio paciente pode colaborar com a cirurgia, se movendo conforme as orientações do cirurgião. Já as crianças têm mais dificuldades em colaborar com o processo, por isso a anestesia geral é a mais aplicada.

Com o paciente anestesiado, o seu olho é aberto e deve permanecer assim para que o médico realize a cirurgia. Para isso, é utilizado um aparelho chamado blefarostato, que mantém os olhos abertos.

Assim, o cirurgião faz cortes na conjuntiva (membrana transparente que cobre a parte branca do olho) e busca os músculos que sofrerão as alterações.

A alteração no músculo depende do tipo do estrabismo do paciente. Caso o músculo esteja muito contraído e puxando o olho, a cirurgia irá enfraquecê-lo, mudando o lugar onde ele “se agarra” ao olho.

Porém, se o músculo está muito relaxado, é preciso fortalecê-lo. Para isso, um pequeno pedaço dele é cortado, deixando-o mais curto, forte e tenso.

Com o auxílio de pontos, o músculo é colocado no lugar correto e o corte feito na conjuntiva é fechado. Os pontos são feitos de material especial absorvível e, assim, não é preciso retirá-los, uma vez que caem espontaneamente em cerca de 20 dias.

O tempo de duração da cirurgia pode variar conforme o paciente e o tipo de estrabismo que ele tem. Em geral, a operação pode levar de 20 a 90 minutos para ser realizada.

Da mesma forma, os custos do procedimento também podem variar. Saiba mais nesta matéria.

Quem pode fazer essa cirurgia?

Na maioria das vezes, a cirurgia de estrabismo é indicada para crianças maiores de sete anos. Pacientes menores ainda estão em processo de desenvolvimento e podem estimular da visão com o uso de óculos e tampão ocular.

Veja outros tratamentos para o desvio ocular nesta matéria.

Onde fazer a cirurgia de estrabismo?

Para consultar um especialista em estrabismo e ter a indicação da cirurgia, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgia de estrabismo a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38