Entenda quais são os procedimentos na cirurgia de calázio e qual a sua complexidade.
O calázio é uma doença oftalmológica que consiste em um nódulo na pálpebra do paciente, podendo existir na parte superior ou inferior do olho. O crescimento do nódulo se dá por causa do entupimento de uma glândula palpebral, chamada Meibômio. Desta forma, a secreção da glândula, impedida de sair, endurece e forma uma pequena elevação, que pode crescer com o tempo sobre a pálpebra do paciente, causando desconforto estético, coceira, vermelhidão e sensibilidade, principalmente à luz.
Quero receber os preços da cirurgia de calázio.
Entre os tratamentos possíveis da doença, a cirurgia de calázio é eficaz, pois remove por completo o nódulo formado, fazendo com que o olho do indivíduo volte ao normal. Saiba mais como é feito o processo cirúrgico para a remoção do calázio.
Cirurgia de calázio: como funciona?
Normalmente, a cirurgia de calázio é utilizada em último caso, pois, na maioria das vezes, a doença é resolvida em até dois meses por meio de tratamentos médicos que são suficientes para que a secreção seja diluída e o caroço desapareça. Apesar disso, pode acontecer do nódulo crescer demais e não apresentar uma boa reação aos tratamentos, sendo necessária sua remoção através da cirurgia.
O processo cirúrgico começa com a aplicação de anestesia local e sedação, que faz com que o paciente relaxe e adormeça levemente para não sentir o que será feito e, assim, os médicos cirurgiões retiram o nódulo por meio de uma incisão, que é feita por dentro da pálpebra e não deixa cicatriz aparente. Para finalizar, é colocado um curativo em forma de tampão.
Em geral, é uma cirurgia de calázio é rápida, com duração entre 20 e 30. Além disso, não é necessário que o paciente fique internado. Após o processo, ele deve permanecer em observação por uma ou duas horas na clínica ou hospital, mas logo é liberado para voltar para casa.
Cirurgia de calázio: como é a recuperação?
A recuperação da cirurgia de calázio envolve a aplicação de pomadas oftalmológicas e colírios, podendo incluir compressas de água fria sobre a região e analgésicos prescritos para aliviar a dor. Nos dois primeiros dias, é comum que o olho operado fique inchado, com hematomas, secreção e com a vista um pouco embaçada, porém, com o passar do tempo, o olho volta ao normal. Neste período, é recomendado que o paciente permaneça em repouso.
O repouso deve continuar durante a primeira semana, embora o indivíduo já possa fazer atividades leves, como trabalhar e estudar, desde que liberado pelo seu médico. Atividades muito intensas, como exercícios físicos e que envolvam água, devem ser evitadas, além do uso de lentes de contato e maquiagem. Durante o banho, também é preciso tomar cuidado para que a água, shampoo ou sabonete não entre em contato com o olho operado. Ao todo, o processo de recuperação é de 15 dias, aproximadamente.
Onde fazer a cirurgia de calázio?
A Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e a cirurgia de calázio. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.
Quero receber os preços da cirurgia de calázio.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.