Blefaroplastia: o que você precisa saber

Blefaroplastia: o que você precisa saber

Entenda o que é a blefaroplastia, a cirurgia de correção de pálpebras e olheiras, e veja o que você precisa saber sobre o procedimento.
Blefaroplastia: o que você precisa saber

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de corrigir a área próxima aos olhos, mais precisamente as bolsas de gordura e pele localizadas abaixo da estrutura ocular (olheiras) e melhorar o aspecto das pálpebras, eliminando a fisionomia de cansaço e marcas (rugas) do rosto.

A cirurgia é recomendada por oftalmologistas quando a queda de pálpebras começa a afetar a visão ou quando o paciente deseja aspecto mais agradável de suas pálpebras.

O procedimento é feito por médicos oftalmologistas ou cirurgiões plásticos, mas é fundamental escolher um profissional experiente e um local adequado e seguro para realizar a blefaroplastia.

Como funciona a blefaroplastia?

O método cirúrgico utiliza um bisturi para marcar a área onde a pele será removida e outro equipamento, um bisturi elétrico, que dá os pontos na parte extraída. Nesse tipo de blefaroplastia, O profissional retira o excesso de gordura e pele da área demarcada e, em seguida, faz pequenas suturas nos locais que foram abertos para a extração do material.

Blefaroplastia a preço mais acessível

Imagem de uma mulher sorridente com cabelo cacheado, usando roupa com detalhes florais em tons de verde e branco, e brincos grandes.

Tipos de blefaroplastia

A cirurgia plástica de pálpebras pode corrigir tanto a região acima dos olhos quanto abaixo. Portanto, ela é dividida em três tipos.

O primeiro é chamado blefaroplastia superior. Nele, apenas as pálpebras superiores são corrigidas.

O outro é a blefaroplastia inferior. Aqui, são as pálpebras abaixo dos olhos que recebem a intervenção, que geralmente é feita através da conjuntiva. Assim, os pontos na pele não são necessários.

Já o procedimento que corrige as pálpebras acima e abaixo dos olhos é chamado blefaroplastia completa.

Para saber qual procedimento é o mais adequado para cada caso, é necessário ter a avaliação de um cirurgião plástico ou oftalmológico.

Quem pode fazer a cirurgia de pálpebras?

A blefaroplastia é indicada para pacientes com idade superior aos 30 anos. Nessa faixa etária, a pele ao redor dos olhos tende a acumular pequenas bolsas de gordura e causar uma aparência mais envelhecida no rosto do paciente, fazendo com que esse volume incomode por fatores estéticos ou até mesmo funcionais.

Em alguns casos, as pálpebras podem afetar o campo de visão e, por isso, precisam ser corrigidas.

Recuperação e o pós-operatório

O período após a cirurgia de correção inferior ou superior próxima aos olhos costuma ser tranquilo, mas requer repouso e alguns cuidados como a limpeza do local operado, aplicação de colírio e pomada para evitar infecções e usar óculos escuros para proteger o local dos raios solares.

A blefaroplastia pode deixar algumas cicatrizes, mas elas não ficam visíveis. De toda forma, a recuperação deve ser observada por um médico especialista. Em caso de dúvidas e grandes desconfortos durante a fase de recuperação, consulte o profissional.

Quanto custa uma blefaroplastia?

O preço total da blefaroplastia depende de uma série de fatores, além de ser diferente de acordo com a clínica escolhida e sua localidade.

Os custos normalmente envolvem a consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias.

Ao buscar um orçamento, é importante somar todos os custos, como consulta de avaliação, exames oftalmológicos e a cirurgia em si, que envolve a sala cirúrgica, equipe médica e materiais. Confirme também se o preço informado é para um ou dois olhos.

Onde fazer a blefaroplastia?

Cirurgiões oftalmologistas são os médicos que realizam a blefaroplastia quando o excesso de pele compromete a visão.

Para consultar um especialista em blefaroplastia e ter a indicação da cirurgia, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Blefaroplastia a preço mais acessível

Imagem de uma mulher sorridente com cabelo cacheado, usando roupa com detalhes florais em tons de verde e branco, e brincos grandes.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão