A retina é uma membrana que recobre a parte interna do olho. Ela é a responsável por receber a luminosidade e enviá-la ao cérebro, formando a visão. Quando ocorre qualquer tipo de lesão na retina, essa função pode ficar prejudicada.
Lesões na retina podem ter diferentes causas e graus de gravidade, e quando não recebem o tratamento adequado a tempo, podem comprometer a visão de forma irreversível.
Lesão na retina: o que é e quais as causas
Uma das principais formas de lesão na retina é o descolamento de retina, caracterizado pela separação das camadas da membrana, o que pode gerar várias complicações no processo visual do paciente.
Quando a retina sai do lugar, seja por fissura, tração ou até mesmo o acúmulo do líquido vítreo, o paciente passa a ter dificuldades para formar imagens, o que pode prejudicar significativamente sua rotina.
Entre os principais fatores de risco para lesões na retina estão traumas oculares e o envelhecimento, com maior incidência em pacientes acima dos 60 anos.
Entretanto, doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão arterial também podem provocar alterações na retina e comprometer a visão do indivíduo.
Sintomas de lesão de retina
Os sintomas podem variar conforme o tipo de lesão, mas no caso do descolamento de retina, os pacientes costumam se queixar de visão embaçada e turva, além de observar flashes de luz em seu campo de visão.
Determinados pacientes também relatam enxergar as chamadas “moscas volantes”, que dão a sensação de ter insetos voando constantemente diante dos olhos.
Há ainda relatos de escurecimento do campo de visão e, em casos mais avançados, perda parcial ou total da capacidade de enxergar.
Lesões na retina são condições que exigem avaliação médica imediata. Por isso, ao menor sinal de qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar um oftalmologista para realizar exames e encontrar o tratamento mais adequado.
Lembre-se: lesões na retina, quando não tratadas corretamente, podem levar à perda irreversível da visão.
Quais os tratamentos para lesões na retina?
O tratamento ideal vai depender do tipo e da gravidade da lesão na retina. Por isso, apenas o médico oftalmologista é capaz de indicar a melhor conduta após avaliação clínica e exames. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.
Em grande parte dos casos de descolamento de retina, apenas um procedimento cirúrgico é suficiente para reposicionar a membrana. No entanto, existem situações em que mais de um procedimento é necessário.
Veja abaixo quais são os principais tratamentos para uma lesão na retina.
Fotocoagulação a laser
A fotocoagulação a laser é um procedimento não-cirúrgico, feito em consultório. Ela consiste na aplicação de laser em determinadas áreas da retina, a fim de cauterizar a área afetada e impedir a progressão da lesão, além de reduzir o vazamento de líquido para trás da retina e o risco de descolamento.
Injeções intravítreas
As injeções intravítreas também podem ser indicadas para o tratamento de certas lesões na retina. Com elas, os medicamentos são injetados diretamente no vítreo (gel que fica dentro do olho), reduzindo o crescimento de neovasos (o que acontece nos diferentes tipos de retinopatia e na degeneração macular) e diminuindo o acúmulo de líquido sob a membrana.
A aplicação não é cirúrgica.
Retinopexia
É uma cirurgia em que o cirurgião aplica uma faixa ou esponja de silicone ao redor do olho para exercer pressão sobre a esclera (parte branca do olho). Isso facilita o apoio da retina, aumentando sua aderência ao globo ocular.
O procedimento ainda pode ser combinado com a criopexia, que usa o frio intenso para cauterizar e cicatrizar o rasgo na membrana.
Retinopexia pneumática
Na retinopexia pneumática, há a injeção de uma bolha de gás na cavidade do olho ocupada pelo vítreo. A função do gás injetado é de bloquear a abertura formada na retina para evitar a passagem do líquido.
Vitrectomia
Por fim, a vitrectomia é uma cirurgia em que o cirurgião realiza microincisões no olho e substitui o vítreo por outra substância, como óleo de silicone, gás ou ar. Assim, a retina pode voltar à sua posição e as trações que provocavam o seu descolamento são reduzidas.
Onde tratar a lesão na retina?
Buscar o tratamento para uma lesão na retina é fundamental para evitar o comprometimento da visão. Nessa etapa, a Central da Visão pode te ajudar!
Somos uma empresa que te ajuda a encontrar uma clínica oftalmológica particular e segura, com preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. Temos parceria com clínicas em todo o Brasil.
Se você não tem plano de saúde, cuide dos seus olhos com a Central da Visão. Preencha o nosso formulário para saber mais e agendar sua consulta, ligue grátis para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp pelo mesmo número.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.





