Mapeamento de retina: como é feito o exame

O mapeamento de retina é feito em diversas situações para ver se está tudo bem com os olhos. Saiba mais sobre ele e veja como ele é feito.

Mapeamento de retina: como é feito o exame

O exame de mapeamento de retina é um procedimento rápido e completamente indolor ao paciente. Ele também é chamado de exame de fundo de olho, fundoscopia ou oftalmoscopia

Trata-se de uma das maneiras mais práticas de se identificar problemas oftalmológicos como o descolamento de retina, doenças de mácula e tumores. Além disso, o procedimento também auxilia no diagnóstico e acompanhamento da diabetes, hipertensão arterial, entre outras doenças.

Entenda como é feito o exame de mapeamento de retina e saiba em quais casos ele é indicado.

cirurgias oftalmológicas a valores mais acessíveis

O que é o mapeamento de retina? Para que ele serve?

Indicado para casos que exigem uma avaliação minuciosa do fundo de olho, o mapeamento de retina é um exame muito comum. O procedimento é importantíssimo na identificação de problemas que podem afetar a visão e a vida do paciente.

Nele, o médico faz uso de um instrumento chamado oftalmoscópio indireto binocular e uma lente convergente de grande aumento.

Com esses instrumentos, o profissional pode visualizar com riqueza de detalhes todas as estruturas encontradas no fundo de olho, como a retina, a mácula, o nervo óptico e o vítreo.

Por meio do exame de fundo de olho, o oftalmologista consegue identificar diversos problemas oculares. Não só isso, mas também doenças como diabetes e hipertensão arterial.

Algumas das condições oftalmológicas que podem ser descobertas e examinadas por meio do mapeamento de retina são:

  • Glaucoma
  • Má formações
  • Problemas neurológicos, reumáticos e hematológicos
  • Retinopatia diabética
  • Descolamento de retina
  • Erros refrativos
  • Doenças de mácula
  • Tumores

Momentos antes do exame, o paciente tem sua pupila dilatada, para que o médico veja a sua retina com maior precisão e clareza. Para isso, há a aplicação de um colírio específico, que deve se espalhar por todo o olho.

Em seguida, o médico posicionará a lente de grande aumento entre o olho que será avaliado e o oftalmoscópio.

Dando início ao procedimento, é emitida uma luz que passa pela lente do equipamento e chega até a pupila. Assim, o médico pode enxergar tudo o que há no sistema interno ocular do paciente.

O exame é totalmente seguro e indolor, além de simples e rápido. Ele normalmente é realizado na própria consulta oftalmológica.

Qual é a preparação para o mapeamento de retina

O mapeamento de retina é um exame bastante prático que não exige nenhuma preparação prévia. A única recomendação é de que o paciente esteja acompanhado de um adulto quando for realizar o procedimento.

Como há a dilatação da pupila, o paciente pode ter alterações na visão ou ficar com ela embaçada por até seis horas.

O próprio médico é quem aplica o colírio nos olhos do paciente alguns minutos antes de realizar o exame de fundo de olho. Normalmente, deve-se esperar entre 20 e 30 minutos para que a pupila esteja dilatada o suficiente.

Esse processo de dilatação é fundamental para que a pupila permaneça em um bom tamanho mesmo ao receber a luz do oftalmoscópio.

Como a pupila se contrai quando recebe luz, o estímulo para que ela se mantenha maior é necessário. Caso contrário, o médico terá dificuldades para enxergar tudo o que precisa durante o exame.

Onde fazer a fundoscopia

Para fazer o exame de mapeamento de retina, é necessário comparecer a uma clínica oftalmológica para realizar uma consulta.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

cirurgias oftalmológicas a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38