Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Ligue já e agende sua consulta:

0800 608 2130 11 9-7359-2935

Entenda os tipos de cirurgia refrativa

Conheça os diferentes procedimentos para realizar a cirurgia de correção de grau.

A cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia de correção de grau, tem sido indicada para os pacientes que desejam fazer as atividades do cotidiano com menor dependência do uso de óculos ou lentes de contato. Isso porque o procedimento cirúrgico corrige o grau ocular causado pela miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Existem três tipos de cirurgias refrativas mais comuns: cirurgia a laser PRK, cirurgia a laser LASIK e cirurgia refrativa com lente intraocular. Todas essas cirurgias são oferecidas por diferentes clínicas afiliadas à Central da Visão. Confira como é cada uma delas.

Como é a cirurgia refrativa a laser PRK?

Uma das formas de fazer a cirurgia de correção de grau a laser é com o método PRK. Com essa técnica, o oftalmologista faz uma raspagem na parte externa da córnea do paciente e aplica uma luz ultravioleta diretamente na curvatura da membrana. Assim, quando a visão do paciente executar o processo de refração das cores, as imagens terão mais nitidez e clareza.

Dependendo do grau ocular ou de outras necessidades da visão do paciente, a cirurgia refrativa poderá ser feita de duas formas principais. A PRK normal costuma ser feita nos pacientes com distúrbios mais comuns e curvatura da córnea sem grandes alterações. Já a PRK personalizada é realizada para atender especificidades mais complexas, ou seja, além do grau, os olhos do paciente têm alguma outra restrição.

Como é a cirurgia refrativa a laser LASIK?

Na cirurgia a laser LASIK o oftalmologista realiza uma abertura na lamela do olho e, através dessa passagem, o laser faz a correção do grau ocular do paciente.

O processo cirúrgico também é feito de duas formas, que variam de acordo com as necessidades do paciente. A LASIK normal é feita apenas para a correção de grau, enquanto a LASIK personalizada é indicada para os pacientes que querem corrigir o grau, mas possuem outros distúrbios oculares. A LASIK pode ser contra indicada em pacientes com a córnea muito fina.

Como é a cirurgia refrativa com lente intraocular?

Há casos em que não é recomendada a cirurgia a laser. Nesse caso o médico oftalmologista pode recomendar a cirurgia com lente intraocular fácica. A lente intraocular é permanente e mais indicada para os olhos que possuem a curvatura da córnea mais fina ou graus de miopia e astigmatismo mais elevados.

Nessa cirurgia a lente intraocular é implantada dentro do olho por meio de uma pequena incisão.

Qual tipo de cirurgia refrativa é mais indicado?

A definição da cirurgia refrativa mais indicada é sempre feita por um médico oftalmologista. A maioria dos casos é indicado as técnicas PRK e LASIK. Enquanto a cirurgia refrativa com lente intraocular é recomendada para casos mais específicos.

Veja a seguir como é o pós-operatório da cirurgia refrativa.

Cirurgia refrativa: como é o pós-operatório

A recuperação da cirurgia refrativa é diferente para cada paciente. A cirurgia PRK costuma ter uma recuperação um pouco mais lenta e mais dolorida.

A recuperação total da visão acontece cerca de três meses depois da cirurgia, mas a estabilização da visão do paciente pode ocorrer antes. Em geral deve-se evitar grandes esforços nas primeiras duas semanas após a cirurgia refrativa.

Em alguns casos, o paciente deverá usar lentes de contato terapêuticas e colírios para que os olhos se recuperem bem e o indivíduo consiga fazer as atividades e voltar à rotina normalmente.

É fundamental seguir fielmente as recomendações do seu médico. É comum pacientes se sentirem bem alguns dias após a cirurgia e começarem a não seguir as recomendações à risca. Entretanto, isso pode levar a complicações. Se ficar na dúvida de alguma recomendação no pós-operatório ou não estiver se sentindo bem, entre em contato imediatamente com seu médico.

Quanto custa a cirurgia refrativa?

O preço da cirurgia refrativa vai variar de acordo com a clínica escolhida e a cirurgia indicada. O custo da cirurgia vai envolver consulta de avaliação, exames oftalmológicos e a cirurgia em si que envolve a sala cirúrgica, equipe médica e materiais.

Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e cirurgia refrativa. Para saber quanto custa clique aqui ou ligue 0800 608 2130.

A cirurgia LASIK e PRK personalizadas costumam custar mais que as cirurgias LASIK e PRK normais.

Alguns planos de saúde oferecem cobertura para que o beneficiário realize o procedimento na rede credenciada por se tratar de uma cirurgia de reparação. Em caso de maiores dúvidas, entre em contato com o seu convênio médico e procure saber mais informações.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar tratamentos e/ou cirurgias. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.