Cirurgia refrativa: recuperação e pós-operatório

Seguir os cuidados pós-operatórios da cirurgia refrativa é essencial para ter uma boa recuperação. Saiba mais sobre esse período.

Cirurgia refrativa: recuperação e pós-operatório

Assim como acontece em qualquer procedimento cirúrgico, a recuperação da cirurgia refrativa merece atenção. Após passar pela operação, é essencial seguir todas as orientações médicas, a fim de ter, realmente, um bom resultado e um período tranquilo de melhora.

O procedimento é uma das alternativas para quem tem problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, e busca corrigir e melhorar a qualidade da visão. A partir da indicação médica, o paciente pode realizar a cirurgia e se livrar dos óculos de grau ou lentes de contato.

Nesta matéria, saiba mais sobre a recuperação da cirurgia refrativa e entenda quais são os cuidados pós-operatórios necessários.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Atenção: se você realizou a cirurgia refrativa e está com dúvidas ou está sentido qualquer tipo de desconforto, entre imediatamente em contato com o médico que fez sua cirurgia. O texto abaixo é apenas um informativo para quem ainda não operou e não substitui as orientações do seu médico oftalmologista.

Como é a recuperação da cirurgia refrativa?

A recuperação e o pós-operatório da cirurgia refrativa pode variar de acordo com o método utilizado na operação. Normalmente, os cirurgiões oftalmologistas recomendam a técnica LASIK ou PRK, de acordo com o caso de cada paciente.

Na técnica LASIK, o cirurgião faz um corte milimétrico na superfície da córnea do paciente, e levanta uma pequena membrana – é como se fosse uma “tampinha de laranja”.

Com essa parte levantada, o laser faz a correção na córnea. Em seguida, a membrana é colocada de volta em seu lugar. A LASIK normalmente é indicada para pacientes que têm a córnea mais grossa e mais resistente, o que permite a formação do flap (membrana que levanta) sem prejuízo.

Já a técnica PRK consiste na raspagem do tecido epitelial (fina camada que cobre a córnea) para deixar uma parte da córnea exposta. Assim, o laser pode atingir essa parte exposta e fazer a correção necessária. O procedimento costuma ser indicado para pacientes que têm a córnea mais fina.

Método LASIK

O método LASIK de cirurgia de miopia a laser costuma ser o mais utilizado. Depois do reposicionamento da membrana da córnea que foi levantada, o paciente recebe uma lente de contato para a proteção do olho operado. Ela pode ser retirada no dia seguinte, na consulta do pós-operatório.

A recuperação é, em geral, rápida em comparação com outras cirurgias. Nas primeiras horas, o paciente terá a sensação de corpo estranho no olho, o que é absolutamente normal devido à cirurgia. Além disso, o olho também pode arder levemente e lacrimejar neste período.

É comum que esses sintomas desapareçam no dia seguinte ao da cirurgia. De qualquer modo, normalmente o oftalmologista prescreve colírios para ajudar a aliviar o incômodo.

Imediatamente após a operação, já é possível notar a diferença. Apesar disso, pode ser que a visão do paciente não esteja perfeita logo após o procedimento cirúrgico e vá se estabilizando aos poucos. Em alguns casos, o paciente pode dirigir já no dia seguinte.

Atividades rotineiras, como estudo e trabalho, podem ser retomadas sem esperar muito tempo, desde que haja moderação. Ainda assim, é indicado não passar muitas horas na frente do computador nos primeiros dias.

Durante o período de recuperação, é necessário evitar algumas coisas, como uso de maquiagem e outros cosméticos na região dos olhos, fumar, exposição a fumaças em geral, banho de mar ou piscina, e esfregar os olhos. Além disso, no primeiro mês após a cirurgia, o paciente deve proporcionar uma proteção maior aos olhos.

Método PRK

A recuperação de pacientes que operaram utilizando o método PRK costuma ser mais lenta e dolorida do que no método LASIK. Após a aplicação do laser na córnea, é aplicada uma lente de contato, que deve permanecer por até 72 horas, enquanto o epitélio se regenera.

O paciente pode ter sintomas de corpo estranho, ardor e lacrimejamento nas primeiras horas após a operação. Porém, é comum que o oftalmologista prescreva colírios para aliviar o incômodo.

Os olhos devem ser protegidos. Portanto, o operado deve usar óculos de sol, não entrar na piscina ou no mar, e evitar o uso de maquiagem na região dos olhos. Também deve-se evitar esfregar os olhos e ficar muito tempo em frente ao computador ou televisão, além de se atentar às indicações médicas.

Por fim, o operado deve ficar sem fumar por um período determinado (caso seja fumante), e não ficar exposto a fumaças em geral. Normalmente, as atividades rotineiras podem ser retomadas em uma semana.

Cirurgia refrativa: cuidados na recuperação

O sucesso da cirurgia de miopia depende muito do paciente seguir corretamente todas as indicações do seu médico oftalmologista no pós-operatório. Mesmo que ele se sinta muito bem após o procedimento, ele não deve deixar de seguir todas as orientações indicadas pelo seu médico.

No vídeo abaixo, veja alguns dos principais cuidados necessários durante o período de recuperação, independente do método utilizado na cirurgia.

Recapitulando, alguns cuidados são:

  • Não apertar ou esfregar os olhos;
  • Utilizar os colírios de acordo com a orientação médica;
  • Lavar as mãos antes de aplicar os colírios ou de encostar no olho;
  • Não deixar a embalagem do colírio encostar no olho;
  • Usar o tampão de acrílico de acordo com a orientação médica;
  • Tomar cuidado ao lavar o rosto nas primeiras 24 horas após a cirurgia;
  • Evitar o uso de maquiagem por 15 dias;
  • Evitar esportes de contato e banho de piscina, mar ou rio por 30 dias, pelo menos.

No caso de dúvidas, o paciente deve entrar imediatamente em contato com o seu médico oftalmologista.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Onde fazer uma cirurgia refrativa?

Escolher uma boa clínica oftalmológica para fazer a cirurgia refrativa pode influenciar – e muito – o bom resultado do procedimento. Por isso, é importante pesquisar bem antes de tomar qualquer decisão, considerando não apenas o valor cobrado, mas aos padrões de qualidade da clínica e a experiência do cirurgião responsável.

Central da Visão tem parceria com clínicas que têm mais de 20 anos de experiência, em vários estados do Brasil e, o melhor: a preços acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Somos a maior central de agendamento de cirurgias e tratamentos oftalmológicos do país. Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130. 

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38