Cirurgia refrativa a laser: como funciona? Qual o valor?

A cirurgia refrativa a laser pode ser feita de duas formas. Conheça as técnicas PRK e a LASIK e veja as indicações. 

Cirurgia refrativa a laser: como funciona? Qual o valor?

A cirurgia refrativa a laser é uma boa opção para quem quer reduzir ou até eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato para enxergar corretamente. O objetivo da operação é corrigir problemas oculares como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, chamados também de erros refrativos.

O procedimento é feito em alguns minutos pelo médico oftalmologista. Com o uso de laser, o profissional corrige os distúrbios presentes na visão do paciente, que causam imagens com pouca nitidez.

As clínicas e hospitais oftalmológicos que oferecem a cirurgia de correção de grau geralmente trabalham com duas principais técnicas: a cirurgia a laser com PRK ou a técnica a laser LASIK.

Confira abaixo como funciona cada uma delas.

cirurgia refrativa a valores mais acessíveis

Cirurgia refrativa a laser PRK: como funciona

A cirurgia de correção de grau com PRK começa com a aplicação da anestesia. O paciente recebe a anestesia tópica nos olhos em forma de colírio. Apesar disso, há casos em que pode-se receber leve sedação.

Isso acontece tanto na técnica PRK quanto na LASIK.

Já aplicada a anestesia, o médico oftalmologista realiza uma raspagem na parte externa da córnea. Depois, o laser é utilizado para corrigir a curvatura da córnea e melhorar o processo de refração nos olhos. Assim, o paciente não vê mais imagens borradas, mas ganha uma visão mais nítida.

A cirurgia refrativa com o PRK é realizada de duas formas, que variam de acordo com as necessidades do paciente e a avaliação do oftalmologista.

A PRK normal consiste em um procedimento de correção com laser que atende diferentes pacientes. Já na PRK personalizada, o oftalmologista prepara o laser da cirurgia de acordo com a demanda específica do paciente.

Como funciona o método LASIK

Assim como a cirurgia PRK, a LASIK também se inicia com a aplicação da anestesia tópica, podendo haver leve sedação, a depender do paciente.

No procedimento, o cirurgião faz um corte milimétrico na superfície da córnea e levanta a membrana. Por essa abertura, ele introduz a luz do laser na córnea do olho do paciente, e executa a correção da curvatura, melhorando a sua visão.

A cirurgia refrativa a laser LASIK também pode ser realizada de duas formas, que variam de acordo com as necessidades do paciente e a avaliação do oftalmologista.

A LASIK normal, indicada para maioria dos casos, consiste em um procedimento de correção com laser que atende diferentes pacientes. Já na LASIK personalizada, o oftalmologista configura o laser de acordo com a necessidade do paciente.

É possível, ainda, que após a cirurgia, o paciente continue a ter de usar óculos ou lentes de contato, dependendo da sua situação clínica. Entretanto, a redução do grau costuma ser significativa, o que reduz a dependência do uso de óculos e lentes de contato.

Além disso, após a cirurgia, o grau do paciente ainda pode se alterar ao longo dos anos.

Quanto custa a cirurgia refrativa a laser?

O valor da cirurgia refrativa a laser é composto por diversos fatores, como a consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia e as consultas pós-operatórias, assim como eventuais exames clínicos, a sala cirúrgica, a equipe médica e os materiais necessários.

Dessa forma, o preço total da cirurgia vai depender do profissional que a realizará, da clínica escolhida, da região geográfica da clínica, e da técnica recomendada. Apesar disso, as cirurgias personalizadas costumam ter valores maiores do que as cirurgias normais.

Alguns planos de saúde oferecem cobertura para que o beneficiário realize o procedimento na rede credenciada. Em caso de maiores dúvidas, entre em contato com o seu convênio médico e procure saber mais informações.

Quem pode fazer essa cirurgia

A cirurgia refrativa a laser é indicada para pacientes que não tenham sofrido alterações no grau ocular há, pelo menos, um ano, e possuam mais de 21 anos de idade.

cirurgia refrativa a preços mais acessíveis

Além disso, existem alguns casos em que a cirurgia pode não ser indicada. Pacientes em tratamento de diabetes, artrites ou doenças que afetam a visão, ou gestantes, não podem passar pelo procedimento cirúrgico.

Vale saber, ainda, que a cirurgia não permite a correção de presbiopia, também conhecida como vista cansada, comum em pacientes acima de 40 anos. Por isso, o procedimento pode não ser recomendado para pacientes com mais de 40 anos.

Se você quer fazer uma cirurgia refrativa a laser e aposentar seus óculos ou lentes de contato, marque uma consulta com um oftalmologista. Assim, o profissional poderá te examinar adequadamente e indicar – ou não – o procedimento para correção do grau.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa fazer uma cirurgia de visão a preços mais acessíveis e a condições facilitadas de pagamento.

Temos parceria com mais de 30 clínicas. São mais de 200 cirurgiões afiliados, e em 14 estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38