Qual o preço da cirurgia de pterígio?

Qual o preço da cirurgia de pterígio?

Afinal, qual o preço de uma cirurgia de pterígio? Entenda quais fatores influenciam no valor do procedimento e como o custo é formado.
Cirurgia de pterígio: qual o preço?
Publicado em 13 de fevereiro de 2026

Índice

Quem precisa operar o pterígio costuma ter uma dúvida principal: quanto custa a cirurgia? O valor do procedimento pode variar bastante, pois depende de fatores como a cidade, a clínica escolhida, a técnica utilizada e os profissionais envolvidos.

A cirurgia de pterígio, também chamada de exérese de pterígio, costuma ser indicada quando a carne crescida chega à córnea do paciente, podendo prejudicar a sua visão.

Nesta matéria, entenda como o preço da cirurgia de pterígio é formado e quais pontos influenciam no custo total do tratamento.

Cirurgia de Pterígio a preço mais acessível

Qual o preço de uma cirurgia de pterígio?

O preço da cirurgia de pterígio não é fixo, pois depende de diversos fatores, como a região, a infraestrutura da clínica, a técnica cirúrgica adotada, os profissionais envolvidos, entre outros.

Veja abaixo os principais custos que compõem o valor total da exérese de pterígio.

Consulta pré-operatória

O primeiro custo da remoção cirúrgica do pterígio é a consulta pré-operatória, feita com o cirurgião especialista.

Passar com o oftalmologista é necessário não apenas para ter o encaminhamento para a operação, mas também para que o profissional avalie o seu caso com atenção.

Embora a cirurgia de pterígio seja a única maneira de remover a carne crescida, nem sempre o procedimento pode ser a melhor solução. Às vezes, quando ainda no estágio inicial, outros tratamentos podem ser recomendados.

Exames oftalmológicos e clínicos

Antes de realmente indicar a cirurgia de pterígio, o oftalmologista precisa saber se o paciente realmente pode passar pelo procedimento. Para isso, ele solicita a realização de exames oftalmológicos e clínicos.

Os exames oftalmológicos são fundamentais para entender a saúde ocular, especialmente da córnea. Alguns exemplos são a topografia corneana e a paquimetria.

Exames clínicos também são necessários para investigar possíveis riscos cirúrgicos. Normalmente, é solicitado um hemograma.

Equipe médica

Outro custo a ser somado no valor total da cirurgia de pterígio é o da equipe médica. No caso, a quantia varia de acordo com o cirurgião selecionado, o corpo clínico e o anestesista.

Além disso, é importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Por isso, é recomendado buscar um cirurgião especializado em pterígio, para que haja mais segurança e que o resultado seja o melhor.

Sala cirúrgica

O custo da sala cirúrgica depende da estrutura da clínica, dos equipamentos disponíveis e das condições de segurança oferecidas ao paciente.

Há clínicas que possuem centro cirúrgico próprio, o que pode reduzir custos operacionais e facilitar o agendamento do procedimento. Já outras utilizam salas cirúrgicas terceirizadas, devidamente equipadas, o que envolve taxas adicionais de locação e uso de estrutura, impactando no valor final da cirurgia.

Anestesia e materiais

O valor da anestesia e dos materiais utilizados na exérese de pterígio também são considerados no preço total.

Os custos são variáveis. Como há métodos cirúrgicos diferentes, os materiais também são. Sendo assim, há diferença entre ambos.

Técnica cirúrgica

Por fim, a escolha da técnica cirúrgica pode influenciar no tempo de duração do procedimento e, consequentemente, no seu valor. Abaixo, entenda mais sobre os métodos que podem ser indicados.

Quais são os métodos cirúrgicos?

A cirurgia de pterígio pode ser feita de maneiras diferentes, que interferem no valor total do procedimento.

As técnicas mais modernas da cirurgia envolvem a cobertura da área que o pterígio ocupava. O enxerto da conjuntiva (o que é utilizado para fazer essa cobertura) pode ser fixado na esclera com pontos (suturas) ou cola biológica.

Quando a exérese é feita com pontos, ele tem um tempo maior de duração, e envolve uma recuperação com mais desconforto. Além disso, ela também tem um risco maior de inflamação e envolve o procedimento de retirada dos pontos.

Já quando feita com cola biológica, o tempo da cirurgia é bem menor, a recuperação é mais confortável, o risco de inflamação é menor e não não há a necessidade de nenhum procedimento adicional, já que a substância aplicada é absorvida pelo organismo.

Cirurgia de Pterígio a preço mais acessível

Como realizar a cirurgia de pterígio a um preço mais acessível

Para consultar um especialista em pterígio e ter a indicação do tratamento mais recomendado, seja a cirurgia ou não, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão