Pterígio no olho tem cura?

Está com pterígio no olho ou conhece alguém que está nessa situação? Saiba se a doença tem cura e conheça os tratamentos!

pterigio no olho

O pterígio no olho é uma doença que consiste na formação de uma camada carnosa na parte branca do olho, que é chamada de esclera. Geralmente, o crescimento acontece do canto interno, próximo ao nariz, em direção ao centro.

Essa camada carnosa possui vasos sanguíneos, semelhante à conjuntiva, que é a membrana que cobre a esclera. Com o tempo, ela pode crescer o suficiente e chegar até a córnea, afetando diretamente a visão do paciente.

No caso, podem acontecer duas situações diferentes: a córnea pode ter sua transparência comprometida, o que causa embaçamento na visão (leucoma), ou a curvatura dessa estrutura pode ser alterada, causando astigmatismo.

A seguir, saiba mais sobre o pterígio no olho e entenda se ele tem cura.

cirurgia de pterígio a preços mais acessíveis

Pterígio no olho tem cura?

Sim, o pterígio tem cura. Embora a pele formada não regrida em seu crescimento (ela não diminui), a cura é possível por meio da exérese do pterígio, que é a sua remoção cirúrgica.

Além disso, há também tratamentos mais simples que aliviam os sintomas e visam evitar a progressão da pele, fazendo-a parar de crescer. Dessa forma, a doença pode ser tratada antes de chegar à córnea, sem atrapalhar a visão.

Confira abaixo como é a cirurgia de pterígio e demais tratamentos.

Exérese de pterígio (cirurgia de pterígio)

A exérese de pterígio é recomendada quando a pele formada já avançou bastante e chegou à córnea, comprometendo a visão do paciente. Ou, também, quando o incômodo dos sintomas é tão grande que a qualidade de vida do portador é afetada.

Geralmente, as cirurgias são práticas, durando cerca de 30 a 45 minutos, e com rápida recuperação. A exérese mais simples implica na retirada do pterígio e o não cobrimento da área afetada, deixando que ela se recupere sozinha.

Já a técnica mais elaborada retira o pterígio e cobre a área afetada com um transplante de conjuntiva. Esta técnica costuma ter uma recuperação mais segura, já que protege o olho contra possíveis infecções. Sem a cobertura, o olho fica mais sensível e suscetível às infecções.

Além disso, o índice do pterígio voltar após a cirurgia é menor quando há o transplante.

Lágrimas artificiais

As lágrimas artificiais são um tipo de colírio que lavam e lubrificam os olhos, de modo a hidratá-los e a recompor as camadas da lágrima.

Sua utilização no tratamento de pterígio ajuda a aliviar a irritação ocular, como coceira e a sensação de areia nos olhos.

Também previne o ressecamento, que é um dos fatores que contribuem para o crescimento da também chamada “carne de olho” ou “carne crescida”.

Colírios anti-inflamatórios

Os colírios anti-inflamatórios são mais agressivos contra a pele formada pelo pterígio. Por isso, são vendidos, em sua maioria, apenas com prescrição médica.

Sua utilização é controlada e pode causar danos à visão caso sejam aplicados em maior quantidade ou por tempo maior do que o recomendado pelo oftalmologista.

Dá pra curar pterígio naturalmente?

Não, não é possível curar o pterígio naturalmente. Uma vez que a carne crescida não tem como regredir, não há nenhum tipo de tratamento além da cirurgia que cure, de fato, o pterígio.

Apesar disso, há, sim, algumas práticas que podem evitar o desenvolvimento da doença, assim como o seu crescimento.

Uma delas é proteger o olho dos fatores de risco da doença, como exposição solar, a poeira, vento e poluição, por exemplo. Para isso, é possível utilizar óculos escuros de qualidade e chapéus ou bonés, ou evitar permanecer muito tempo em ambientes nessas condições.

Os colírios lubrificantes, apesar de não serem “naturais”, são boas alternativas para melhorar a superfície ocular e diminuir a ação dos fatores irritativos que influenciam o crescimento do pterígio.

Pterígio no olho pode voltar?

Sim, o índice de pterígio recidivado, ou seja, que volta após o processo cirúrgico, ainda é alto, e por isso os métodos vêm sendo estudados e aperfeiçoados.

Quando a cirurgia é feita pela técnica simples (a chamada “raspagem”), a recorrência (a volta do pterígio) é mais comum, com chances de 50% de volta.

Já com a cirurgia mais elaborada, em que a área afetada é coberta, as chances de volta caem para menos de 25%. Caso a doença volte, é possível fazer uma nova cirurgia de pterígio.

cirurgia de pterígio a valores mais acessíveis

Onde fazer a cirurgia de pterígio?

Para consultar um especialista em pterígio e ter a indicação do tratamento mais recomendado, seja a cirurgia ou não, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38