Descolamento de retina: o que é e quais os tratamentos

O descolamento de retina é uma condição ocular que exige muita atenção do paciente. Saiba mais sobre a doença e veja quais são os tratamentos.

Descolamento de retina: o que é e quais os tratamentos

A retina é uma membrana composta por tecido nervoso que reveste toda a parte interna do olho. Essa membrana é a principal responsável pela entrada de luminosidade e por enviá-la ao cérebro, que gera a visão. No entanto, quando ocorre o descolamento da retina, essa função pode ter falhas.

Ocorre que, seja por algum tipo de fissura, tração ou acúmulo de líquido, a membrana pode acabar se movimentando e causar prejuízos na visão do paciente.

Entenda quais os sintomas, causas e tratamentos para o descolamento de retina.

cirurgia de retina a valores acessíveis

O que é descolamento de retina

O descolamento de retina acontece quando, por algum motivo, a membrana sofre algum tipo de lesão, que pode ser uma fissura, uma tração ou até mesmo o acúmulo do líquido vítreo sob ela.

A retina é a principal responsável por permitir a recepção da luminosidade e enviá-la ao cérebro, que forma a visão. Com a movimentação da membrana, essa função fica prejudicada e o paciente pode sofrer prejuízos irreversíveis em sua capacidade de enxergar, podendo até mesmo perder a visão por completo.

Principais causas

O principal fator de risco para desenvolvimento do descolamento de retina costuma ser trauma e a idade avançada, com casos comuns entre pacientes que passaram dos 60 anos.

Entretanto, traumatismos cranianos ou oculares, além de outras doenças oftalmológicas, podem causar rasgos ou fissuras na retina. Com algum tipo de fissura, o vítreo pode acabar se acumulando embaixo da membrana, o que causa o descolamento.

Já nos casos em que ocorre a tração da retina, é comum que pacientes com retinopatia diabética proliferativa – doença que causa o crescimento de tecido cicatricial que pode atuar sobre a retina – desenvolvam algum tipo de movimentação da membrana, tirando-a do lugar.

Sintomas da doença

Os pacientes acometidos pelo descolamento de retina podem sentir sua visão embaçada e turva. Em dados momentos, é possível sentir incômodo, vendo uma espécie de flash de luz em seu campo de visão, além das chamadas “moscas volantes”, que dão a sensação de ver insetos voando a todo momento.

Alguns pacientes também podem sentir o escurecimento de parte de seu campo de visão e a perda total ou parcial da capacidade de enxergar.

Tratamentos para descolamento de retina

Existem diferentes tipos de tratamentos para descolamento de retina, já que eles variam de acordo com a gravidade do problema. A depender do caso, a intervenção cirúrgica pode ser recomendada.

Na maioria das vezes, uma única cirurgia é necessária para reverter o problema na visão, mas alguns casos podem exigir mais de um procedimento.

Veja abaixo quais são os principais tipos de tratamentos de descolamento de retina.

Retinopexia

A retinopexia consiste na aplicação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do olho para exercer pressão sobre a esclera (parte branca do olho). Isso facilita o apoio da retina, aumentando sua aderência ao globo ocular.

Criopexia

Trata-se de um procedimento onde o cirurgião aplica uma espécie de sonda, que congela a área onde existe a ruptura da retina. Esse congelamento causa uma cicatriz no entorno da área congelada, que ajuda a proteger a retina.

Vitrectomia

A cirurgia de vitrectomia é um procedimento que, além de ajudar no tratamento de descolamento de retina, também é uma alternativa para tratar outras doenças oculares.

No caso do descolamento de retina, o cirurgião faz microincisões e troca o vítreo (gel que fica dentro do olho) por algum outro produto, como silicone gel ou ar, de modo a corrigir os defeitos que causaram o problema.

Saiba mais sobre o procedimento nesta matéria.

Retinopexia pneumática

Na retinopexia pneumática, o cirurgião injeta gás na cavidade da retina ocupada pelo vítreo. A função do gás é bloquear o buraco formado na retina para evitar a passagem do vítreo. Assim, sem a pressão exercida pelo vítreo, a retina volta ao seu lugar.

Durante o período pós-operatório, o paciente deve usar um tampão no olho, de modo a deixá-lo completamente em repouso. Além disso, deve-se evitar movimentos bruscos e a prática de esportes durante essa fase.

Quais os riscos de não tratar o descolamento de retina?

O paciente que demora na busca por tratamento do descolamento de retina pode perder sua visão de maneira irreversível.

Este é um problema que exige tratamento médico imediato. Por isso, assim que notar qualquer um dos sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um oftalmologista.

cirurgia de retina a preços acessíveis

Onde fazer o tratamento de descolamento de retina?

Para ter o tratamento adequado do descolamento de retina, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38