Facoemulsificação: o que é e como funciona

A facoemulsificação é um dos métodos utilizados em cirurgias de catarata. Saiba mais sobre esse procedimento!

Facoemulsificação: o que é e como funciona

A facoemulsificação é a técnica mais utilizada pelos cirurgiões na retirada da catarata. A doença atinge o cristalino, que é a lente natural dos olhos, deixando-o opaco e dificultando a visão do paciente. Com o tempo, a catarata avança, aumentando a opacidade e tornando a visão cada vez mais turva.

Sendo uma lesão delicada, o paciente pode até mesmo chegar à cegueira. Porém, mesmo nessa situação, ainda é possível reverter o quadro por meio da cirurgia e recuperar a visão.

A seguir, saiba mais sobre a facoemulsificação e entenda como ela funciona.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

O que é facoemulsificação?

A facoemulsificação é o método mais utilizado pelos cirurgiões para retirar a catarata, sendo um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor.

A cirurgia utiliza uma espécie de cânula ligada a um equipamento ultrassônico. O profissional insere essa cânula no globo ocular através de um pequeno corte (de cerca de 2,75 mm), e o instrumento dilui o cristalino e o aspira para fora do globo ocular.

Em seguida, outra cânula retorna ao globo ocular, desta vez para implantar a nova lente que ficará no lugar do cristalino. Essa lente pode variar de acordo com o caso de cada paciente, pois existem modelos que, além da catarata, também corrigem outros problemas, como miopia e hipermetropia, por exemplo.

Para realizar o procedimento de retirada da catarata pela facoemulsificação, o paciente recebe apenas anestesia local – geralmente aplicada com colírio anestésico ou, em alguns casos, sedativo leve.

Todo o processo operatório é prático, durando cerca de 15 minutos, a depender do caso. Além disso, o paciente não necessita de internação, podendo ser liberado minutos após a cirurgia.

Como funciona a facoemulsificação passo a passo

A cirurgia de catarata por facoemulsificação é feita em 3 passos, que envolvem o comparecimento a uma consulta médica, exames pré-operatórios e, finalmente, a realização da cirurgia.

1. Consulta médica

O tipo de catarata mais comum é aquele que atinge os idosos e que tem como principal causa o envelhecimento. Por isso, é comum que alguns pacientes confundam os sintomas da catarata com problemas relacionados à idade.

Para evitar qualquer tipo de confusão, nos primeiros sintomas da catarata, o ideal é que o paciente procure um oftalmologista e faça uma consulta o mais breve possível. Assim, o profissional realizará todos os exames necessários para confirmar ou não a existência da catarata.

2. Exames pré-operatórios

Após o diagnóstico, caso a catarata seja identificada, o oftalmologista lhe passará uma lista com os exames pré-operatórios que precisam ser realizados antes do agendamento da cirurgia, para saber se você realmente está apto ao procedimento.

Aqui, é possível que a lista seja composta apenas por exames oftalmológicos, como também por exames clínicos, como hemogramas e exames de urina. Isso é necessário para saber se há algum impedimento ou fator que pode prejudicar o paciente durante ou após a cirurgia.

Diabéticos ou hipertensos, por exemplo, devem ter muita atenção e seguir corretamente todas as instruções do oftalmologista quanto aos exames pré-operatórios, já que as doenças precisam estar controladas para a realização do procedimento cirúrgico.

Feitos os exames, basta retornar à consulta com o médico e, em seguida, agendar a cirurgia.

3. Cirurgia

Ao chegar a data agendada para a sua cirurgia de catarata por facoemulsificação, o paciente precisa comparecer ao centro cirúrgico seguindo a todas as orientações passadas pelo médico. Usar roupas leves, não passar nenhum tipo de maquiagem ou creme são algumas delas.

Cirurgia de catarata a laser

Além da facoemulsificação, também existe uma outra técnica utilizada na cirurgia de catarata, chamada de cirurgia a laser. Trata-se de um procedimento mais moderno e que, consequentemente, pode ter um custo mais alto.

A diferença entre as duas formas está no modo de incisão. Enquanto na facoemulsificação, o corte é feito com o auxílio de um bisturi, na cirurgia a laser, o próprio laser é o responsável pelo corte, o que oferece mais precisão.

Após a realização da incisão, ambos os procedimentos são parecidos, pois é feita a retirada do cristalino e a inserção da nova lente intraocular.

Em alguns casos, o corte é realizado com o laser e a substituição da lente é feita conforme ocorre na facoemulsificação – a cânula é inserida no globo ocular, dilui e aspira o cristalino e, em seguida, o médico insere a nova lente intraocular por meio de outra cânula.

Como fazer uma cirurgia de catarata por facoemulsificação?

Para ficar livre da catarata, é necessário agendar uma consulta com um oftalmologista para que ele, a partir da sua necessidade, indique a cirurgia.

Neste caso, você pode buscar o atendimento em clínicas credenciadas do seu plano de saúde, clínicas particulares ou no SUS, o Sistema Único de Saúde.

Clínicas particulares podem cobrar valores não tão acessíveis, enquanto a fila do SUS pode levar um bom tempo, o que acaba comprometendo ainda mais a visão do paciente.

Em casos como esses, conte com a Central da Visão! Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil, e o melhor: a preços acessíveis.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Importante! 

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38