Cirurgia de Catarata a Laser: vale a pena?

Uma das formas de fazer a cirurgia de catarata é a laser. Saiba como ela funciona e descubra se o procedimento é o ideal para você.

Cirurgia de Catarata a Laser: vale a pena?

A cirurgia de catarata a laser é um dos métodos utilizados por cirurgiões oftalmologistas para remover a catarata. A doença faz com que o cristalino – a lente natural dos olhos, que permite a chegada da luz na retina e possibilita a formação da imagem – fique opaco. Aos poucos, a opacidade evolui, causando visão embaçada e podendo chegar à cegueira reversível.

Quanto antes o paciente tiver o diagnóstico da catarata, mais cedo ele pode ter o acompanhamento necessário e receber a indicação da cirurgia, seja por facoemulsificação, seja a laser.

A seguir, saiba mais sobre a cirurgia de catarata a laser e conheça as suas implicações.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Como funciona a cirurgia de catarata a laser?

A única maneira eficaz de curar a catarata é por meio da sua remoção cirúrgica. Assim, é possível fazer isso de duas formas diferentes: por meio da cirurgia de catarata a laser, e por meio da facoemulsificação.

A primeira opção é mais moderna, podendo também ter um custo mais alto. Apesar disso, ambos os procedimentos são muito semelhantes. Basicamente, a remoção envolve três passos básicos: uma incisão corneana, a remoção do cristalino e a introdução de uma lente artificial intraocular (LIO).

Antes da operação, o paciente recebe anestesia local, que geralmente é aplicada com colírio.

Dando início à cirurgia a laser, o cirurgião realiza um pequeno corte na córnea do paciente com o auxílio de um laser, o que garante mais precisão. Em seguida, o instrumento também é usado para abrir a cápsula anterior – uma espécie de envelope que abriga o cristalino, permitindo o acesso à lente natural.

No próximo passo, mais uma função do laser é pré-fragmentar o cristalino, que será removido. Assim, o cirurgião pode finalizar a cirurgia inserindo a nova lente.

Vale saber que a incisão realizada não precisa de pontos, já que fecha sozinha. Além disso, todo o procedimento é rápido, de baixo risco e completamente indolor.

E a facoemulsificação?

A facoemulsificação é o método tradicional de remover a catarata. Assim como na cirurgia a laser, o cristalino é substituído por uma lente artificial, que permite que o paciente volte a enxergar normalmente.

No entanto, a diferença se dá nos instrumentos realizados. Nesse procedimento, o corte é feito com um bisturi, e o cristalino é diluído e aspirado por um tubinho (cânula). Por fim, o cirurgião insere a nova lente.

Assim como a cirurgia de catarata a laser, a facoemulsificação possui anestesia local e é um procedimento rápido, de baixo risco e indolor. Normalmente, os operados são liberados poucos minutos após o processo.

Dependendo do caso, o cirurgião utiliza ambas as técnicas: o corte é feito com o laser, e a aspiração e substituição do cristalino são feitas por meio da cânula.

Quais as vantagens desse tipo de cirurgia?

Embora a cirurgia de catarata a laser tenha um custo maior do que a cirurgia tradicional, ela possui diversos benefícios para o paciente.

Em primeiro lugar, a cirurgia a laser é mais moderna. Os instrumentos utilizados no procedimento são mais avançados, assim como o planejamento é mais tecnológico. Dessa forma, a operação se torna menos invasiva.

A partir do laser, a incisão e outros passos da cirurgia são mais precisos, oferecendo mais segurança e reduzindo os riscos de complicações do procedimento.

Além disso, o uso do laser também permite que erros refrativos sejam reparados juntamente com a catarata em uma única cirurgia. Isso porque há diferentes tipos de lentes artificiais intraoculares que podem ser utilizadas na operação.

Neste caso, condições como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidas com a aplicação da lente necessária, ao mesmo tempo que a catarata é removida.

Quanto custa uma cirurgia de catarata a laser?

Os custos da cirurgia de catarata a laser envolvem a consulta pré-operatória, os exames solicitados – tanto oftalmológicos quanto clínicos, se requeridos -, a cirurgia em si, as consultas pós-operatórias e os medicamentos envolvidos na recuperação.

Especialmente no caso da cirurgia a laser, o valor pode ser maior do que a cirurgia por facoemulsificação.

Sendo assim, o valor total vai depender de vários fatores: a região geográfica, a clínica escolhida, o médico cirurgião, os exames realizados e os medicamentos prescritos.

Vale a pena fazer a cirurgia a laser?

Saber se a cirurgia de catarata a laser vale a pena vai depender do caso de cada paciente. Em algumas situações, o método indicado é o a laser. Já em outras, é a facoemulsificação.

É comum que a cirurgia a laser seja prescrita caso o paciente queira corrigir erros refrativos no mesmo procedimento, em tipos específicos de catarata, caso o paciente possua alguma doença na córnea, entre outras circunstâncias.

De qualquer modo, o ideal é considerar a opção do cirurgião responsável.

Como é o pós-operatório da cirurgia? Qual o tempo de recuperação?

Os cuidados pós-operatórios da cirurgia de catarata a laser envolvem a aplicação de colírios antibióticos e anti-inflamatórios, assim como a suspensão de alguns esforços durante a recuperação.

Em condições normais, o paciente recebe alta minutos após a realização da cirurgia. Porém, deve manter esses cuidados por 45 dias, aproximadamente, de acordo com a recomendação do profissional da saúde.

Confira essa matéria do nosso blog para saber mais sobre o pós-operatório e recuperação da cirurgia de catarata a laser.

A fim de reduzir ao máximo os riscos durante a sua cirurgia de catarata, é importante analisar as opções disponíveis e escolher uma boa clínica  oftalmológica e cirurgião. Para isso, você pode contar com a Central da Visão. Conosco, é possível encontrar clínicas com mais de 20 anos de experiência em vários estados do Brasil , e o melhor: a preços acessíveis.

cirurgia de catarata a preços mais acessíveis

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura, com valores mais baixos e boas condições de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38