Ligue grátis: 0800 608 2130
A mácula é uma estrutura que fica no centro da retina e é responsável pela nitidez e clareza na visão, assim como pela visão central e percepção das cores.
O buraco macular ou buraco de mácula, por sua vez, é uma doença que afeta essa estrutura, e consiste numa
abertura na membrana. Dessa forma, o paciente passa a ter uma mancha escura na região central da visão, o que
gera grande dificuldade para enxergar.
A cirurgia de buraco de mácula é o procedimento que busca corrigir o defeito desenvolvido na mácula do paciente.
A técnica utilizada nessa situação normalmente é a vitrectomia, que consiste na remoção do gel
vítreo (“gelatina” que ocupa a parte interna do olho) para sua substituição por uma bolha de ar e gás. É essa
bolha que vai possibilitar o fechamento da abertura, atuando como um curativo temporário sobre a região.
Antes do procedimento, o paciente recebe anestesia local e, em alguns casos, sedação.
As causas do buraco de mácula ainda não são definitivas. Porém, há suposições. Uma delas é o descolamento do vítreo na retina com o avanço da idade. Esse descolamento é comum, mas em alguns pacientes, o gel pode estar colado de modo mais firme, causando um rasgo na retina ao se descolar e originando um buraco na mácula, que é a parte central da retina. Outras hipóteses estão relacionadas à alta miopia e lesões oculares.
Sim. Na maioria dos casos, o buraco de mácula pode ser tratado e fechado por meio da cirurgia de vitrectomia. No entanto, se houver demora na busca do tratamento, a condição pode piorar e comprometer a visão do paciente. Por isso, aos primeiros sinais, é fundamental procurar um oftalmologista.
Depois de fazer a vitrectomia, o paciente pode ter a indicação do seu médico para manter a cabeça em determinada posição pelo maior tempo possível, especialmente durante o sono. Normalmente, a recomendação nos casos de cirurgia de buraco de mácula é para manter a posição olhando para baixo por determinado período, de modo a permitir que a bolha inserida fique em constante contato com as bordas do buraco. Durante o sono, é fundamental seguir as orientações específicas dadas pelo médico cirurgião.
Alguns pacientes operados podem desenvolver catarata mais rapidamente, enquanto outros podem ter possíveis infecções e descolamento de retina durante ou depois do procedimento cirúrgico. Nessas condições, o médico prescreverá os tratamentos necessários e adequados.
Os custos de uma cirurgia de buraco de mácula envolvem as consultas para diagnóstico, os exames solicitados, o procedimento e os medicamentos prescritos para a recuperação. Sendo assim, o valor total depende de diferentes fatores, como região geográfica, clínica escolhida, exames solicitados, entre outros. Na Central da Visão, você encontra clínicas especializadas que fazem cirurgia de buraco macular a preços mais acessíveis.
Além disso, o custo total também varia de paciente para paciente, já que trata-se de um procedimento personalizado. Portanto, na Central da Visão, o paciente ainda contará com valores mais acessíveis, mas só receberá o orçamento da cirurgia após a avaliação do cirurgião.
Clique aqui e saiba mais!
Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar a visão a encontrar uma clínica segura e com condições facilitadas de pagamento.
Aqui você encontra a clínica ideal para fazer a sua Cirurgia de Buraco Macular e ainda conta com um atendimento humanizado antes, durante e depois do procedimento.
Oferecemos preços mais acessíveis e acompanhamos o paciente do primeiro contato até o pós-operatório.
O que falam sobre o nosso trabalho
Confira alguns comentários de pacientes Central da Visão.
Copyright 2025 PagMed. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco
Copyright 2025 PagMed. Todos os direitos reservados.
O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38