A cirurgia de catarata é um dos procedimentos oftalmológicos mais completos, pois além de remover o cristalino opaco, também consegue corrigir problemas de grau, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e até a presbiopia, reduzindo — e em muitos casos eliminando — a necessidade de óculos no dia a dia.
Ou seja: em uma única cirurgia, é possível recuperar a visão nítida e conquistar mais liberdade visual.
Cirurgia de Catarata a preço mais acessível
Entendendo os problemas de grau que podem ser corrigidos
Os erros refrativos são alterações na forma como os olhos focam a luz na retina. Isso acontece quando o olho não consegue direcionar os raios luminosos corretamente, causando visão embaçada ou distorcida. Confira os principais tipos!
- Miopia: dificuldade para enxergar de longe. Objetos distantes ficam borrados;
- Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto. A leitura e atividades próximas podem exigir esforço extra;
- Astigmatismo: a imagem fica distorcida ou “duplicada”, causada pela curvatura irregular da córnea ou do cristalino;
- Presbiopia: conhecida como “vista cansada”. Surge geralmente após os 40 anos e dificulta a leitura e visão de perto.
Tradicionalmente, esses problemas são corrigidos com óculos ou lentes de contato. Porém, a cirurgia de catarata pode, em muitos casos, tratar a opacidade do cristalino e corrigir o grau ao mesmo tempo.
Como a cirurgia de catarata corrige o grau?
A cirurgia de catarata tem como objetivo devolver a visão nítida ao paciente, removendo o cristalino opacificado e colocando em seu lugar uma lente intraocular artificial transparente.
É por meio dessa lente que o procedimento pode também corrigir o grau. Existem diferentes tipos de lentes, que têm curvaturas específicas e corrigem erros refrativos.
Tipos de lentes intraoculares para correção de grau
Hoje, existem diferentes modelos de lentes intraoculares, que podem ser escolhidos conforme as necessidades de cada paciente:
- Lentes monofocais: corrigem visão para longe ou para perto, mas geralmente mantêm necessidade de óculos em algumas situações;
- Lentes tóricas: indicadas para pacientes com astigmatismo, corrigindo a distorção da visão;
- Lentes multifocais e trifocais: permitem independência dos óculos, corrigindo visão de perto, intermediária e de longe;
- Lentes de foco estendido (EDOF): oferecem maior amplitude de foco, reduzindo a necessidade de óculos na maior parte das atividades.
A escolha da lente intraocular pode transformar a experiência do paciente, devolvendo uma visão clara, assim como a liberdade do dia a dia. Saiba mais sobre os tipos de lente para cirurgia de catarata.
Principais benefícios da cirurgia de catarata com correção de grau
A cirurgia de catarata associada à correção do grau transforma a visão e a qualidade de vida do paciente, oferecendo vantagens como:
- Visão mais nítida e cores vivas, recuperando a percepção natural dos detalhes;
- Menor dependência ou até eliminação dos óculos, já que as lentes intraoculares podem corrigir erros refrativos;
- Dois resultados em um único procedimento: remoção da catarata e correção do grau;
- Mais autonomia e liberdade, com economia a longo prazo ao reduzir a necessidade de óculos ou lentes de contato.
Para muitos pacientes, isso significa voltar a dirigir com confiança, ler sem esforço e aproveitar atividades simples com muito mais conforto e segurança.
A escolha certa para cuidar da sua visão está na Central da Visão
A Central da Visão é especialista em cirurgias e tratamentos oftalmológicos, oferecendo acesso a clínicas parceiras de referência em mais de 30 cidades brasileiras. Com tecnologia avançada, cirurgiões experientes e equipamentos modernos, proporcionamos segurança e eficiência em cada procedimento.
Além disso, permitindo que você realize sua cirurgia com preços e condições acessíveis. Tudo isso sem abrir mão da qualidade do atendimento e do acompanhamento médico, inclusive nos cuidados após a cirurgia de catarata.
Conheça nossas clínicas parceiras e agende sua cirurgia com quem já transformou a vida de milhares de pessoas.
Cirurgia de Catarata a preço mais acessível
Perguntas frequentes
Existe um limite de grau para se obter êxito com a cirurgia?
Sim. Embora seja possível corrigir a maioria dos graus, somente o oftalmologista pode avaliar até que ponto a lente intraocular atenderá suas necessidades.
A cirurgia é coberta pelos planos de saúde quando inclui correção de grau?
Na maioria dos planos, a cobertura é somente para lentes monofocais básicas. Lentes multifocais ou tóricas costumam ter custo adicional.
Qual é a durabilidade das lentes intraoculares?
As lentes são permanentes, ou seja, não precisam ser trocadas e acompanham o paciente por toda a vida.
O procedimento pode ser realizado em ambos os olhos simultaneamente?
Em geral, a recomendação é operar um olho por vez, com intervalo de alguns dias. Isso garante segurança e melhor recuperação.
Se ainda houver grau residual após a cirurgia, é possível corrigi-lo?
Sim. Em alguns casos, pode ser necessário ajuste com óculos, lente de contato ou cirurgia refrativa complementar.
A cirurgia de catarata com correção de grau dói?
Não. O procedimento é indolor e realizado com anestesia local em forma de colírio. Em alguns casos, o paciente também pode ser levemente sedado, a depender da avaliação do cirurgião.
Quanto tempo leva para retornar às atividades normais após a cirurgia?
A maioria dos pacientes retoma suas atividades em poucos dias, seguindo as orientações médicas do pós-operatório de cirurgia de catarata.





