Glaucoma tem cura?

Glaucoma tem cura?

Será que o glaucoma tem cura? A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo. Conheça os tratamentos.
Glaucoma tem cura?

O glaucoma é uma das doenças oftalmológicas que mais cega pessoas no mundo todo. A doença progride de forma silenciosa e, por não possuir sintomas na maioria dos casos, dificulta a identificação por parte do paciente.

Sendo uma doença tão perigosa, é normal que as pessoas queiram saber se ela tem cura. Afinal, a falta de acompanhamento médico pode fazer com que seja tarde demais.

A seguir, saiba se o glaucoma tem cura e veja quais os tratamentos possíveis para a doença.

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Glaucoma tem cura?

Infelizmente, não, o glaucoma é uma doença que não tem cura. Porém, o tratamento adequado pode controlar a sua evolução e, com isso, evitar que o paciente perca a visão.

A expectativa de tratamento e recuperação para o glaucoma pode variar de acordo com o tipo de manifestação da doença, mas, em geral, o diagnóstico e tratamento imediatos são essenciais para salvar a visão do paciente.

O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o início imediato do tratamento e, com isso, o alcance de bons resultados. Por isso, consultar-se regularmente com um médico oftalmologista é primordial.

Quais os tratamentos para glaucoma

A principal característica do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. Apesar disso, a medicina o divide em quatro tipos diferentes.

Dessa forma, cada manifestação do glaucoma necessita de um tipo de tratamento diferente. Em boa parte dos casos, o uso de colírios e medicamentos para diminuir a pressão intraocular do paciente podem surtir efeito no controle e prevenção da progressão da doença.

Também é possível tratar o glaucoma por meio do uso de lasers que desobstruem a circulação do humor aquoso, bem como por meio de intervenção cirúrgica, cujo procedimento dependerá de cada caso.

Somente um médico oftalmologista poderá, por meio de análise clínica e exames, diagnosticar o glaucoma e definir o tratamento mais indicado.

Quais os tipos de glaucoma

A seguir, conheça os quatro tipos de glaucoma e veja quais são os tratamentos que costumam ser indicados.

Glaucoma de ângulo fechado

Também chamado de glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há um bloqueio na saída de humor aquoso – líquido cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão intraocular.

Uma vez que o humor aquoso não pode ser drenado adequadamente, a pressão intraocular aumenta de forma repentina. Por isso, trata-se de uma situação emergencial.

O tratamento desse tipo de glaucoma normalmente envolve o uso de colírios, pílulas e medicamentos intravenosos, para controlar a pressão dos olhos. Já em casos ainda mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Glaucoma de ângulo aberto

Também conhecido como glaucoma crônico, o glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença.

Diferente do que ocorre com o glaucoma de ângulo fechado, este tipo progride de forma lenta. Entretanto, a lesão causada ao nervo ótico do paciente é permanente.

O uso de colírios pode ser indicado para o controle da pressão intraocular, assim como a ingestão de medicamentos. Em alguns casos, tratamentos a laser ou a cirurgia de glaucoma também podem ser recomendados.

Glaucoma secundário

O glaucoma secundário pode ser causado pelo uso de medicamentos, além de outras doenças oculares sistêmicas e traumas ou lesões nos olhos. Ele também pode ser desencadeado em casos avançados de catarata e diabetes.

Assim como outros tipos da doença, o tratamento do glaucoma secundário pode envolver colírios ou, ainda, a intervenção cirúrgica.

Glaucoma congênito

Por fim, este tipo de glaucoma já nasce com o indivíduo. É considerado um tipo raro de glaucoma e necessita de tratamento imediato. Normalmente, a indicação é de cirurgia.

Onde fazer tratamento para glaucoma?

Para ter o tratamento adequado do glaucoma, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, preencha o nosso formulário!

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato conosco pelo nosso SAC.

Você pode se interessar:

Cirurgias Oftalmológicas a preços mais acessíveis

Mariana Ferrão

Jornalista especialista em saúde e bem-estar, Embaixadora Central da Visão