Glaucoma tem cura?

Será que o glaucoma tem cura? A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo. Conheça os tratamentos.

Glaucoma tem cura?

O glaucoma é uma das doenças oftalmológicas que mais cega pessoas no mundo todo. A doença progride de forma silenciosa e, por não possuir sintomas na maioria dos casos, dificulta a identificação por parte do paciente.

Sendo uma doença tão perigosa, é normal que as pessoas queiram saber se ela tem cura. Afinal, a falta de acompanhamento médico pode fazer com que seja tarde demais.

A seguir, saiba se o glaucoma tem cura e veja quais os tratamentos possíveis para a doença.

Glaucoma tem cura?

Infelizmente, não, o glaucoma é uma doença que não tem cura. Porém, o tratamento adequado pode controlar a sua evolução e, com isso, evitar que o paciente perca a visão.

A expectativa de tratamento e recuperação para o glaucoma pode variar de acordo com o tipo de manifestação da doença, mas, em geral, o diagnóstico e tratamento imediatos são essenciais para salvar a visão do paciente.

O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o início imediato do tratamento e, com isso, o alcance de bons resultados. Por isso, consultar-se regularmente com um médico oftalmologista é primordial.

Quais os tratamentos para glaucoma

A principal característica do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. Apesar disso, a medicina o divide em quatro tipos diferentes.

Dessa forma, cada manifestação do glaucoma necessita de um tipo de tratamento diferente. Em boa parte dos casos, o uso de colírios e medicamentos para diminuir a pressão intraocular do paciente podem surtir efeito no controle e prevenção da progressão da doença.

Também é possível tratar o glaucoma por meio do uso de lasers que desobstruem a circulação do humor aquoso, bem como por meio de intervenção cirúrgica, cujo procedimento dependerá de cada caso.

Somente um médico oftalmologista poderá, por meio de análise clínica e exames, diagnosticar o glaucoma e definir o tratamento mais indicado.

Quais os tipos de glaucoma

A seguir, conheça os quatro tipos de glaucoma e veja quais são os tratamentos que costumam ser indicados.

Glaucoma de ângulo fechado

Também chamado de glaucoma agudo, o glaucoma de ângulo fechado ocorre quando há um bloqueio na saída de humor aquoso – líquido cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão intraocular.

Uma vez que o humor aquoso não pode ser drenado adequadamente, a pressão intraocular aumenta de forma repentina. Por isso, trata-se de uma situação emergencial.

O tratamento desse tipo de glaucoma normalmente envolve o uso de colírios, pílulas e medicamentos intravenosos, para controlar a pressão dos olhos. Já em casos ainda mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Glaucoma de ângulo aberto

Também conhecido como glaucoma crônico, o glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum da doença.

Diferente do que ocorre com o glaucoma de ângulo fechado, este tipo progride de forma lenta. Entretanto, a lesão causada ao nervo ótico do paciente é permanente.

O uso de colírios pode ser indicado para o controle da pressão intraocular, assim como a ingestão de medicamentos. Em alguns casos, tratamentos a laser ou a cirurgia de glaucoma também podem ser recomendados.

Glaucoma secundário

O glaucoma secundário pode ser causado pelo uso de medicamentos, além de outras doenças oculares sistêmicas e traumas ou lesões nos olhos. Ele também pode ser desencadeado em casos avançados de catarata e diabetes.

Assim como outros tipos da doença, o tratamento do glaucoma secundário pode envolver colírios ou, ainda, a intervenção cirúrgica.

Glaucoma congênito

Por fim, este tipo de glaucoma já nasce com o indivíduo. É considerado um tipo raro de glaucoma e necessita de tratamento imediato. Normalmente, a indicação é de cirurgia.

Onde fazer tratamento para glaucoma?

Para ter o tratamento adequado do glaucoma, é essencial ter uma consulta com um especialista, que poderá avaliar cuidadosamente o seu caso e recomendar a melhor opção.

Uma alternativa é buscar atendimento em clínicas particulares, e com a Central da Visão, isso é possível. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras e de referência, a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 30 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38