Clínicas de cirurgia de pterígio: como escolher

Escolher uma boa clínica para fazer a cirurgia de pterígio é fundamental para reduzir os riscos da operação. Confira nossas dicas!

Clínicas de Cirurgia de Pterígio: como escolher

A cirurgia de pterígio, chamada também de “exérese de pterígio”, é o único tratamento que realmente remove a pele crescida sobre a córnea. A doença, chamada também de “carne crescida”, atinge os olhos, podendo, inclusive, afetar a visão do paciente.

Escolher uma boa clínica para fazer a remoção cirúrgica do pterígio é essencial para reduzir os riscos operatórios e ter mais segurança para passar pelo procedimento.

Sendo assim, para fazer uma boa escolha, alguns fatores podem ser considerados. A seguir, saiba mais sobre como escolher uma clínica para fazer a cirurgia de pterígio e entenda como o processo cirúrgico é feito.

cirurgia de pterígio a valores mais acessíveis

Como escolher uma clínica para cirurgia de pterígio?

Escolher uma boa clínica para fazer a cirurgia de pterígio é muito importante, pois ela influencia diretamente no sucesso da operação.

Assim como uma boa escolha pode garantir uma boa recuperação do paciente, ela também proporciona mais segurança durante toda a jornada de saúde: antes, durante e depois da cirurgia.

Veja abaixo o que levar em conta quando escolher.

Reputação da clínica

Quando vamos contratar um serviço médico, é natural que vejamos a reputação da clínica. Procure clínicas que tenham uma boa colocação no mercado, com clientes satisfeitos e que indicam os seus serviços.

Essa informação pode ser encontrada em redes sociais, ou sites de reclamações, por exemplo. No próprio Google é possível encontrar avaliações de clientes que já foram atendidos pela clínica.

Bons profissionais

Além da reputação da clínica, a dos profissionais envolvidos também é importante.

O ideal é optar por um lugar que possua cirurgiões especializados em pterígio e/ou especialistas em córnea e doenças externas oculares.

Considere, ainda, o atendimento dos profissionais. Ao comparecer às consultas, verifique se médico te passa confiança, e se está disposto a esclarecer as suas dúvidas.

Não apenas as dúvidas sobre a cirurgia em si devem ser esclarecidas, mas também as do pré-operatório e da recuperação. Tudo para que você tenha segurança em todo o tempo.

Localização e preço

Localização e preço não devem ser os de maior peso na escolha, mas ainda têm sua importância.

Uma clínica com boa acessibilidade dá mais conforto ao paciente. Da mesma forma, preços acessíveis e que se adequem ao bolso permite que o paciente tenha o tratamento necessário sem comprometer suas outras despesas.

Apesar disso, é preciso ter cuidado, pois o barato pode sair caro. Ainda que os valores sejam atrativos, deve-se considerar a experiência dos profissionais que vão mexer no olho afetado.

Quando é necessário fazer a cirurgia?

A cirurgia de pterígio normalmente é indicada quando a doença começa a afetar a visão do paciente. Outra situação é quando os sintomas incomodam muito, ou quando há desconforto estético.

Em demais casos, existem tratamentos com colírios que visam evitar a progressão do pterígio, impedindo que a doença prejudique a visão.

Vale a pena lembrar que o pterígio é uma pele que nasce sobre a esclera, a parte branca do olho. Em geral, a membrana cresce do canto interno do olho em direção ao centro.

Esse crescimento é lento e progressivo. Com o tempo, a doença pode chegar à córnea e alterar a sua transparência. A partir disso, o paciente pode apresentar dificuldades na visão, como vista embaçada ou astigmatismo.

Portanto, o ideal é se consultar com um especialista assim que houver a suspeita da doença, para que haja o diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado.

Como é a cirurgia de pterígio?

A cirurgia de pterígio normalmente é bem prática, durando cerca de 30 minutos. O processo consiste na remoção da carne crescida, e pode ter a área afetada coberta ou não.

Quando há cobertura, é feito um transplante com a conjuntiva (membrana que cobre a parte branca do olho) do próprio paciente. Isso permite que o olho aceite o transplante sem complicações.

O fato de a área afetada ser coberta ou não faz total diferença, uma vez que o índice de volta do pterígio é alto. Quando ocorre o transplante, esse índice é reduzido.

Além disso, ele também proporciona ao olho maior proteção contra possíveis infecções, que podem atingir facilmente o olho operado desprotegido.

Para saber mais detalhes sobre a cirurgia de pterígio e os cuidados pós-operatórios, confira essa matéria.

cirurgia de pterígio a preços mais acessíveis

Onde encontrar uma clínica para fazer uma cirurgia de pterígio?

Para escolher a clínica para fazer a cirurgia de pterígio, é interessante pesquisar bem e comparar os resultados. Há uma série de clínicas que realizam esse tipo de procedimento, e, fazendo a comparação, é possível ver qual é a melhor para o seu caso.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão. Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas particulares seguras e de excelência, a valores acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Contamos com uma equipe de consultores de saúde que indicam as melhores clínicas de acordo com o perfil de cada paciente. São mais de 50 clínicas afiliadas, em mais de 30 cidades brasileiras.

Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, ligue para 0800-608-2130 ou nos chame no WhatsApp usando o mesmo número.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38