Saiba o que é o estrabismo e se esta doença tem cura.
O estrabismo é um distúrbio ocular que consiste na falta de paralelismo entre os olhos, fazendo um focar em uma direção, e o outro, em outra direção. Esse desvio pode ser para o centro do rosto, que é o estrabismo convergente, para as extremidades do rosto, que é o estrabismo divergente, e para cima ou para baixo, que é o estrabismo vertical. Além disso, pode ocorrer tanto em um olho só, como nos dois olhos.
Quero receber os preços de cirurgia de estrabismo
Confira agora quais são as causas do estrabismo e se esta doença tem cura.
Qual a causa do estrabismo?
A causa do estrabismo está associada a um problema nos músculos que controlam os movimentos dos olhos. Esses músculos são comandados por nervos cranianos, ligados ao sistema nervoso. Para que os olhos sejam direcionados de igual forma, é preciso que os músculos responsáveis pelo seu controle estejam em harmonia, fazendo com que os olhos estejam sincronizados. Desta forma, caso o sistema nervoso do paciente seja afetado, como em um AVC, por exemplo, ele pode ter estrabismo.
No caso de crianças, o estrabismo pode ser consequência de um alto grau de hipermetropia, pois força o paciente a aproximar os olhos para compensar a dificuldade em enxergar corretamente.
Outras razões podem ser a dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos, baixa visão em um dos olhos, doenças genéticas, como Síndrome de Down, doenças oculares, como catarata congênita, doenças infecciosas, como meningite, da tireoide, diabetes e até a hereditariedade.
O estrabismo tem cura?
O estrabismo tem altos índices de bons resultados quando tratado precocemente. Muito comum em crianças, é fundamental que o distúrbio seja tratado o quanto antes, a fim de corrigir a visão do paciente, melhorar a sua qualidade de vida e, ainda, evitar que possíveis complicações aconteçam, como a perda total da visão do olho afetado. Porém, caso um adulto seja acometido pelo estrabismo, é possível que ele faça a cirurgia de estrabismo, uma vez que os tratamentos recomendados em geral não têm a mesma eficiência em pessoas mais velhas.
Quais são os tratamentos para estrabismo?
Em crianças, os tratamentos mais recomendados pelos oftalmologistas são o uso de óculos de grau, que corrigirá o grau de hipermetropia e, assim, o olho não será mais forçado a se aproximar do outro para compensar o erro; o uso de tapa-olho no olho que não tem desvio, o que estimula o olho afetado e corrige o movimento muscular; aplicação de toxina botulínica (Botox), que age relaxando o músculo que está contraído, fazendo com que o olho fique normal, paralelo ao outro. Este procedimento, normalmente, só é indicado para pacientes que tenham estrabismo de nível leve a médio, pois, com nível mais forte, a reaplicação pode ser necessária.
A cirurgia de estrabismo pode ser um tratamento eficaz, que é prescrito caso o distúrbio não seja solucionado com o uso das lentes corretivas. O procedimento consiste na aplicação da anestesia (local ou geral, a depender do paciente) e na correção muscular – fortalecimento, caso os músculos estejam fracos, ou enfraquecimento, caso estejam muito contraídos.
A Central da Visão possui clínicas afiliadas em diversas cidades do Brasil com cirurgiões de estrabismo. Além disso, a Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e a cirurgia de estrabismo. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.
Quero receber os preços de cirurgia de estrabismo
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.