Quais os sintomas do ceratocone? Confira!

Os sintomas do ceratocone podem envolver imagens borradas e confusas, assim como outros incômodos. Saiba mais!

Quais os sintomas do ceratocone? Confira!

O ceratocone é um problema ocular que prejudica a visão do seu portador. A doença atinge a córnea e proporciona imagens distorcidas e com pouca nitidez.

É fundamental tratar o ceratocone desde o seu estágio inicial para interromper as chances do problema se agravar e prejudicar ainda mais a visão. A seguir, saiba mais sobre os sintomas do ceratocone e onde fazer o tratamento da doença.

Ceratocone: quais são os sintomas da doença

Antes de entender os sintomas do ceratocone, é interessante entender o que, de fato, a doença causa no olho do paciente.

O ceratocone atinge a córnea, que é a lente externa dos olhos. Qualquer pequena modificação nessa estrutura pode refletir na vista do paciente. Neste caso, a doença faz com que a parte central da córnea se projete para frente, se assemelhando ao formato de um cone.

cornea normal e com ceratocone

A doença é progressiva. Portanto, enquanto o tratamento não é feito, a córnea continua se projetando para frente, perdendo sua resistência e ficando mais fina e frágil.

Sendo assim, os pacientes com ceratocone reclamam frequentemente de coceiras e incômodos nos olhos e na vista, que fica embaçada e confusa. Consequentemente, a condição limita a qualidade visual para fazer atividades do cotidiano.

Outros sintomas do ceratocone são:

  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para enxergar de noite;
  • Visão dupla;
  • Visão desfocada;
  • Ver halos ao redor de luzes.

Por isso, é recomendado procurar um oftalmologista ao sentir dificuldades para enxergar. O tratamento precoce é ideal para melhorar a qualidade das imagens observadas e retardar os demais efeitos do ceratocone.

Além disso, o paciente também tende a desenvolver outras doenças oculares. São elas:

Miopia: quem tem miopia possui maior dificuldade para enxergar objetos e figuras que estejam longe do seu ponto de origem. Isso acontece devido à curvatura da córnea ser mais extensa ou quando o olho do paciente é maior que a membrana.

Astigmatismo: ocorre quando uma das córneas não é simétrica e resulta em um campo de visão borrado e confuso para o indivíduo. Esse distúrbio, por sua vez, está ligado diretamente à miopia e, também, à hipermetropia.

Ceratocone tem cura?

Infelizmente, ainda não existe uma cura permanente para o ceratocone. Apesar disso, há modos de tratar a doença e reduzir os impactos na vista e na qualidade de vida.

Em casos iniciais, o oftalmologista especialista pode prescrever o uso de lentes de contato específicas, que vão se adaptar ao formato da córnea já irregular.

Em outros casos, a recomendação pode ser cirúrgica – o procedimento de crosslinking. A intervenção tem como objetivo fortalecer a córnea com a aplicação de vitamina B2 e laser, deixando-a mais estável e retardando a sua progressão.

Quando a doença já está em estágios mais avançados, o profissional pode indicar o implante do anel de Ferrara ou, ainda, o transplante de córnea.

O primeiro consiste na colocação de partes de um anel sobre a córnea do paciente, que terão o efeito de aplanação sobre a estrutura. Assim, a curvatura fica mais parecida com a que deveria ser.

Já no transplante de córnea, a estrutura pode ser toda ou parcialmente substituída. Para saber mais detalhes sobre os possíveis tratamentos para o ceratocone, confira esta matéria do nosso blog.

Quanto custa a cirurgia de ceratocone

Os custos da cirurgia de ceratocone vão envolver consulta pré-operatória, exames oftalmológicos, a cirurgia em si e as consultas pós-operatórias. O valor pode variar de acordo com a clínica escolhida, se são um ou dois olhos e a complexidade da cirurgia.

É importante saber que nem todo oftalmologista é cirurgião. Portanto, é recomendado buscar um cirurgião especializado em ceratocone.

Vale saber que, desde 2018, a cirurgia de ceratocone é coberta pelos convênios médicos. Entretanto, existem algumas restrições para que o procedimento seja efetuado nos beneficiários dos planos, como carência e cobertura contratual. Por isso, verifique com o seu plano de saúde as condições gerais para fazer o tratamento adequado.

Já se você não tem plano de saúde, conte com a Central da Visão para atendimentos em clínicas particulares de excelência.

Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas seguras a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta,  clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38