Ceratocone: como prevenir?

Para prevenir o avanço do ceratocone, é ideal realizar o tratamento adequado a tempo. Conheça as alternativas recomendadas pelos oftalmologistas.

Ceratocone: como prevenir?

O ceratocone é uma doença ocular que pode atingir pacientes com predisposição genética e modificar o formato da córnea. Assim, conforme a progressão do distúrbio, a parte central da membrana é empurrada para fora, resultando na forma de um cone.

A condição provoca imagens confusas na visão do paciente, limitando o desempenho de atividades cotidianas.

Ainda não há um diagnóstico totalmente concreto sobre a origem da doença, mas estudos apontam uma ligação com fatores hereditários que implicam no desenvolvimento do problema nos olhos.

Felizmente, existem tratamentos oftalmológicos que retardam o crescimento do ceratocone, ajudando o paciente a prevenir o agravamento da situação. Saiba mais!

Formas de prevenir a evolução do ceratocone

O ceratocone não tem cura e é uma doença progressiva. Assim, se o paciente não fizer o acompanhamento com um médico oftalmologista, o quadro clínico pode se agravar e resultar em problemas mais severos para a visão do portador.

Apesar da doença não ter cura, há maneiras de conter a sua evolução, o que já faz diferença. Dependendo do avanço do ceratocone, o médico poderá indicar a colocação de lentes ou a cirurgia de crosslinking. Entenda abaixo.

Prevenção com lentes

De acordo com o avanço do ceratocone, o paciente utilizará lentes mais rígidas ou as lentes esclerais. As lentes rígidas estão disponíveis em três modelos:

  • RGP Esférica – indicada para os tratamentos iniciais, possui uma curvatura interna uniforme, sem variações centrais ou laterais;
  • RGP Asférica – tem uma curvatura central maior, mas não é muito diferente nas partes laterais;
  • RGP Dupla Face – feita com curvaturas bem acentuadas entre as dimensões centrais e as laterais, para melhorar o desempenho da córnea.

O oftalmologista também pode indicar o uso de lentes esclerais. Elas são maiores que as lentes do modelo RGP e escolhidas quando os olhos dos portadores do ceratocone possuem dificuldades de adaptação com as outras opções devido aos avanços da doença.

Prevenção com cirurgia

A cirurgia de ceratocone, o crosslinking, pode ser recomendada pelo oftalmologista quando o estado da visão está mais grave, ou quando o paciente não se adapta ao uso das lentes.

No procedimento, o profissional cirurgião inicia fazendo uma raspagem inicial na superfície da córnea. Após essa extração, uma aplicação de vitamina B2 é feita sobre a córnea e, logo em seguida, ela recebe um feixe de luz ultravioleta (laser) que realiza a correção do formato afetado pelo ceratocone.

O procedimento dura cerca de uma hora e, antes da cirurgia, o olho do paciente recebe um colírio anestésico.

A recuperação varia conforme o grau de complexidade da cirurgia de ceratocone. Durante esse período, é fundamental fazer o acompanhamento com médico oftalmologista e, em caso de maiores de desconfortos, informar o profissional sobre a situação.

Tratamento para ceratocone: onde fazer?

O tratamento adequado para o ceratocone só pode ser recomendado por um especialista na área. No caso, é preciso agendar uma consulta com o profissional, que avaliará o seu caso e poderá indicar a solução mais apropriada.

Nessa etapa, você pode contar com a Central da Visão! Somos uma empresa que ajuda quem precisa operar ou tratar a visão a encontrar clínicas de excelência a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Temos mais de 50 clínicas afiliadas em vários estados brasileiros. Dessa forma, auxiliamos pacientes que ficariam meses na fila do SUS a ter seu diagnóstico e tratamento o quanto antes.

Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui!

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas.
Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato com o nosso SAC pelo e-mail [email protected].

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

Termos de Uso - Política de Privacidade - SAC Fale Conosco

Copyright PagMed. Todos os direitos reservados.

O site da Central da Visão é de propriedade da Pagmed Meios de Pagamento Especializados e Prestação de Serviços Administrativos Ltda. registrada sob o CNPJ 25.186.815/0001-38