Não perca essa oportunidade! Preencha e receba agora mesmo os preços e detalhes:
Eu li e concordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Ligue grátis de qualquer telefone ou celular:

0800 608 2130 11 9-9734-6584

Quanto tempo demora uma cirurgia de catarata

Descubra quanto tempo leva o procedimento da cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade e que tem um baixo risco quando comparada a outros tipos de cirurgia. Para a grande maioria dos casos, não é necessária internação e o paciente sai no mesmo dia.

A cirurgia em si é bem rápida e demora poucos minutos. Mas, entre chegar no centro cirúrgico, receber orientações, fazer a cirurgia, repousar e sair, isso tudo leva um período da manhã ou tarde. Importante lembrar que isso pode variar de acordo com sua condição médica, por isso pergunte ao seu médico.

O passo a passo da cirurgia de catarata

Consulta de avaliação e exames

Este é o primeiro contato com o médico, portanto, é importante esclarecer todas as suas dúvidas, tanto sobre a doença, quanto sobre o procedimento cirúrgico de catarata. Após a confirmação do diagnóstico na consulta de avaliação pré-operatória e a realização dos exames, é agendada a cirurgia.

Pré-preparo para cirurgia

Um ou mais dias antes da cirurgia, o paciente deverá seguir as recomendações médicas de preparo cirúrgico que podem envolver jejum, suspensão de determinado medicamento, não ingestão de bebidas alcóolicas, etc. É muito importante seguir todas as orientações médicas para garantir que a sua cirurgia de catarata seja um procedimento tranquilo.

Chegada ao centro cirúrgico

No dia do procedimento, o paciente vai até o centro cirúrgico no qual vai receber as orientações sobre a cirurgia de catarata. Assim que chegar o momento da sua cirurgia, ele será encaminhado para uma sala pré-operatória.

Sala pré-operatória

Nessa sala o paciente receberá novas orientações, além de receber o colírio anestésico. Em alguns casos, os pacientes recebem leve sedação na veia. Neste processo, o paciente está sendo preparado dar entrada ao centro cirúrgico.

Sala cirúrgica

Feito o preparo, o paciente é encaminhado para a sala cirúrgica. A cirurgia de catarata costuma durar poucos minutos. Finalizado o procedimento, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação.

Sala de recuperação

Nessa sala, o paciente fica ou numa cama de hospital ou em poltronas reclináveis descansando por um período. Normalmente, o cirurgião passará novamente na sala para contar ao paciente sobre a cirurgia e reforçar as orientações do pós-cirúrgico.

Após o efeito da sedação passar, o paciente recebe alta. Geralmente o primeiro retorno pós-operatório acontece um dia após a cirurgia.

Na Central da Visão você pode agendar a consulta, realizar os exames oftalmológicos no mesmo dia e local da consulta e agendar a cirurgia dentro de sete dias.

Importante!

Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra. Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.

Clique e ligue grátis de qualquer celular: Ligue grátis: 0800 608 2130