Apesar de ser considerada simples, a cirurgia de catarata oferece pequenos riscos, como qualquer outro procedimento. Conheça quais são eles e como preveni-los.
A catarata é uma doença que atinge principalmente os idosos, causando a opacidade do cristalino, lente responsável pela chegada de luz até a retina e formação da imagem. Com o passar dos anos, o cristalino tende a se tornar opaco, o que causa uma visão turva e, com a evolução da catarata, pode levar a perda da visão.
Quero receber informações e preços da cirurgia de catarata.
A cegueira causada pela catarata é reversível, no entanto, o único tratamento eficaz contra a doença é a cirurgia, onde o cristalino esbranquiçado é retirado e substituído por uma lente artificial intraocular (LIO).
Conheça os detalhes da cirurgia de catarata e os riscos envolvidos no procedimento.
Como funciona a cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento de baixo risco que se resume a retirada do cristalino para substituí-lo por uma lente intraocular (LIO). A cirurgia é realizada sob anestesia local e tem duração de cerca de 15 minutos, com alta do paciente minutos após o procedimento.
Hoje em dia não é mais necessário esperar pela evolução da catarata para que seja feita a cirurgia, como acontecia tempos atrás. Isso porque a cirurgia de catarata além de devolver a qualidade de vida do paciente, também elimina possibilidades de alguma sequela permanente na visão.
Os riscos da cirurgia de catarata
Apesar de ser considerada uma cirurgia simples, o procedimento de retirada da catarata também possui riscos e complicações eventuais, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico. Apesar de a facoemulsificação e a cirurgia a laser serem procedimentos com alto índice de precisão, ainda assim, envolvem alguns riscos que podem ser eliminados principalmente com a boa escolha da clínica e ou cirurgião.
Entre as principais complicações da cirurgia de catarata estão:
– Sangramento;
– Inchaço e perda de fluidos;
– Infecção no olho;
– Descolamento da camada de nervo na parte de trás do olho.
Quero receber informações e preços da cirurgia de catarata.
Importante!
A melhor forma de se prevenir contra os riscos da cirurgia de catarata é encontrar um cirurgião que esteja apto a realizar o procedimento e, neste caso, experiência conta muito! Por isso, é importante pesquisar sobre a clínica e o cirurgião escolhidos, perguntar detalhes sobre os procedimentos, além de procurar saber quantas cirurgias já foram feitas pelo cirurgião responsável pelo seu procedimento, afinal, na cirurgia de catarata, quanto maior for a experiência do cirurgião, menores serão os riscos de complicações.