Veja quais são os tratamentos de calázio e como podem ser feitos!
O calázio é uma inflamação em uma das glândulas localizadas na pálpebra superior ou inferior, chamada Glândula de Meibômio, que resulta no entupimento da glândula, fazendo com que a secreção não consiga sair. Desta forma, um pequeno nódulo é formado rente aos cílios do paciente, composto pela secreção endurecida.
Quero receber os preços da cirurgia de calázio.
Se você tem algum nódulo (caroço) próximo dos olhos agende uma consulta com oftalmologista.
Calázio: quais são os tratamentos?
Os tratamentos para o calázio podem incluir ações bem simples e até medicamentos prescritos por médicos oftalmologistas. Ao consultar um profissional, ele pode receitar ao paciente que utilize pomadas ou colírios anti-inflamatórios.
O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo. O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção que está presa e endurecida no caroço formado amoleça e, assim, drene o calázio. Além disso, o paciente também pode massagear as pálpebras, o que também influencia na fluidez e drenagem da secreção. Porém, é importante não se esquecer de sempre lavar as mãos antes de colocá-las em contato com os olhos, principalmente com o olho o afetado.
Em casos mais graves, quando o calázio não desaparece com os tratamentos prescritos, o paciente também pode conversar com seu médico oftalmologista e realizar a remoção através da cirurgia de calázio, que consiste na retirada do nódulo pela pálpebra interna, não deixando cicatriz exposta e aparente. O processo cirúrgico também pode ser recomendado quando o desconforto estético do paciente é muito grande. Entretanto, geralmente, a cirurgia é prescrita apenas em último caso.
Como é a cirurgia de calázio?
Ao fazer a cirurgia de calázio, o paciente receberá sobre a pálpebra a anestesia local e será levemente sedado. O processo consiste em uma pequena incisão na parte de dentro da pálpebra, o que evita que exista uma cicatriz. Após a cirurgia, é colocado um curativo, que deve ser retirado apenas entre quatro e seis horas depois.
Trata-se de uma cirurgia prática, durando apenas de 20 e 30 minutos, geralmente. A recuperação também é simples, exigindo que o paciente permaneça em observação no hospital por duas horas após o final da cirurgia, e logo vá para casa, devendo ainda permanecer em repouso durante os dois dias seguintes.
Durante a primeira semana de recuperação o repouso deve continuar, sendo permitidas atividades leves como estudo e trabalho. Exercícios físicos, atividades com água e o uso de lentes de contato e maquiagem devem ser evitados. Por fim, a recuperação pede um tempo total de quinze dias, aproximadamente. Além do repouso, podem ser prescritas pomadas e colírios, a aplicação de compressas de água fria sobre a região operada e, ainda, analgésicos para aliviar a dor.
Onde fazer a cirurgia de calázio?
A Central da Visão negociou com suas clínicas afiliadas preços mais acessíveis para a consulta e a cirurgia de calázio. Para receber os preços clique aqui ou ligue 0800-608-2130.
Quero receber os preços da cirurgia de calázio.
Importante!
Esse texto busca sensibilizar os pacientes a buscarem tratamento oftalmológico. Só o médico oftalmologista é capaz de diagnosticar e indicar os tratamentos e/ou cirurgias mais indicadas. Texto revisado pela Dra.Bárbara Nazareth Parize Clemente, CRM SP: 169506, Título Especialista (RQE): 74181. Médica oftalmologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde / PUC-SP, residência médica no Hospital de Olhos Aparecida, subespecialização pelo Instituto da Visão IPEPO.
Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, ligue grátis para 0800-608-2130.